Vacina contra Covid-19 poderá estar disponível até o final do ano

Quinta, 8 de outubro de 2020

Vacina contra Covid-19 poderá estar disponível até o final do ano

Uma vacina contra a Covid-19 pode estar pronta até o final deste ano. Foi o que disse nessa terça-feira o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus. O diretor-geral da OMS não entrou em detalhes sobre o imunizante, mas pediu solidariedade e compromisso político de todos os líderes para garantir a distribuição igualitária de vacinas assim que elas se tornarem disponíveis.

A Agência Europeia de Medicamentos lançou, também nessa terça, uma análise em tempo real da potencial vacina desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech. Na semana passada, a agência reguladora da União Europeia, correspondente a nossa Anvisa, adotou a mesma medida para o imunizante experimental da AstraZeneca e da Universidade de Oxford. Esses anúncios podem indicar avanços nas pesquisas.

Nove vacinas experimentais fazem parte da iniciativa global Covax, que pretende distribuir 2 bilhões de doses até o final do ano que vem. Até agora, cerca de 170 países se juntaram à Covax. Entre eles, o Brasil. Mas China, Estados Unidos e Rússia não quiseram participar.

Nessa terça-feira, o Brasil registrou 41.906 novos casos da Covid-19, com 4,969 milhões diagnósticos positivos para a doença. Desse total, 147.494 pessoas morreram, com 819 novas mortes nessa terça. Os números fazem parte do boletim divulgado pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Agência Brasil