Universidades demitem professores em massa devido à pandemia

Sexta, 3 de julho de 2020

Universidades demitem professores em massa devido à pandemia

Mais duas universidades particulares de São Paulo demitiram professores nesta semana, a Universidade Cruzeiro do Sul e a Universidade São Judas Tadeu (USJT). Na semana passada, o G1 mostrou que o Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro-SP) entrou na Justiça contra uma demissão em massa que teria ocorrido por mensagem pela Universidade Nove de Julho (Uninove).

Na quarta-feira (1º), a associação de professores entrou com uma nova ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) contra demissões de professores na Cruzeiro do Sul, onde cortes teriam afetado 30% do corpo docente da instituição de ensino.

"A Universidade Cruzeiro do Sul é mais um exemplo de demissão massiva decorrente de uma reestruturação, sustentada no enxugamento da folha de pagamentos e dos serviços e aumento das margens de lucro, em detrimento da qualidade de ensino", diz o Sinpro-SP em nota.

A Cruzeiro do Sul Educacional foi questionada pelo G1 se confirmava as demissões em massa.

O grupo não informou o número de cortes, mas confirmou que "o agravamento e prolongamento da crise econômica, somados às incertezas quanto ao próximo semestre, levaram o grupo a adotar uma adaptação de custos, inclusive e, inevitavelmente, de pessoal, de modo a manter e preservar minimamente a saúde financeira, a qualidade de sua operação e a pontualidade dos seus compromissos".

A Cruzeiro Sul acrescentou que evitou "tomar medidas mais drásticas, mesmo sofrendo com o aumento expressivo da inadimplência e da evasão", e que "reconhece e agradece a valiosa contribuição dos colaboradores que estão, neste momento difícil para todos, sendo desligados".

No caso da Universidade São Judas, alunos lançaram a hashtag #RecuaÂnima contra os cortes no corpo docente que teriam sido realizados pelo Grupo Ânima de Educação, que gere a instituição. Os estudantes falam em "sucateamento do ensino superior", e em mudanças na carga horária e na grade curricular.

"A SÃO JUDAS TA FAZENDO DEMISSÃO EM MASSA. Em reunião ontem com a coordenadora nos garantiram que não iriam demitir no meu curso. Hj recebemos a notícia que demitiram simplesmente OS MELHORES e MAIS QUALIfICADOS professores! A Ânima acabou com a São Judas