Universidade expulsa estudante de direito por vídeo racista durante as eleições

Quinta, 10 de janeiro de 2019

Universidade expulsa estudante de direito por vídeo racista durante as eleições

A Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo expulsou o estudante de direito Pedro Baleotti, de 25 anos, segundo confirmou ao G1 a assessoria de imprensa da instituição. O jovem apareceu em vídeo durante as eleições de 2018 dizendo que a ?negraiada vai morrer?.

Estudante de Direito é suspenso de faculdade por declarações racistas

"Os trâmites institucionais foram cumpridos e o aluno foi expulso, receberá todos os documentos quanto aos créditos cumpridos. A instituição não coaduna com atitudes preconceituosas, discriminatórias e que não respeitam os direitos humanos", afirmou o Mackenzie por meio de nota.

Após a decisão de expulsão, a defesa do estudante afirmou que a situação "está se resolvendo pelas vias ordinárias" e que os vídeos foram publicados de forma indevida e sem autorização de Baleotti, "violando direitos de sua personalidade". 

Vejam uma reportagem da época mostrando os vídeos do aluno:

Quando o caso veio à tona em outubro, a universidade já havia divulgado outra nota repudiando as ?opiniões e atitudes? de Baleotti. O texto também informava sobre a suspensão preventiva do estudante e a abertura de um processo disciplinar para apurar o caso.

Os alunos da instituição, no entanto, realizaram protestos à época para pressionar para que o Mackenzie tomasse medidas mais duras e expulsasse o aluno diante da gravidade das acusações.

Fonte: G1