Uma semana para o resultado do XXVIII Exame de Ordem

Sexta, 17 de maio de 2019

Uma semana para o resultado do XXVIII Exame de Ordem

Apenas uma simples e mísera semana nos separa para o momento mágico (ou não) do XXVIII Exame de Ordem: o dia do resultado da OAB.

Nesse dia TODOS OS CANDIDATOS rezam e pedem luz e benção para Papai do Céu.

Sim! Está aberta oficialmente a temporada de frio na barriga!!

E meros 7 dias representam muito pouco na escala do tempo, mas isso são apenas números: na prática o tempo NÃO passa! O calendário vai se arrastar diante dos seus olhos como nunca antes se arrastou. Aliás, parece que a prova da 2ª fase aconteceu em um passado remoto e distante.

Uma semana para o resultado do XXVIII Exame de Ordem

Cadastrem-se no Whatsapp do Blog e recebam a lista de aprovados diretamente no celular - 61.99314.4383 - Ao cadastrar mande uma mensagem.

Começou de verdade agora a contagem regressiva para o dia 24/05.  E esperar é um complexo exercício de resiliência. Na véspera mesmo vocês vão respirar, comer e beber o resultado da OAB como se não existisse outra coisa neste mundo.

E o que esperar do resultado do XXVIII Exame de Ordem?

As estatísticas tendem a ser sempre mais generosas comparando com os aprovados na 1ª fase. Ou seja, a 2ª fase aprova bem mais candidatos.

A média geral de aprovação dos candidatos da 2ª fase é de 47,4%.

A média de aprovação de quem vem da da 1ª fase é de 52%.

E a média de aprovação de quem vem da repescagem é de 42,8%.

O percentual de reprovação na 2ª fase parece feio, mas é para os candidatos que não tiveram uma boa preparação ou não estudaram tanto assim. Claro, temos um percentual de bons candidatos que sucumbem, ou por problemas de nervosismo, ou porque a banca foi ingrata ou a correção um lixo.

E agora temos as seguintes perspectivas:

 - A última prova subjetiva teve as piores estatísticas entre as provas de 2ª fase. Mas isso principalmente por conta do problema que aconteceu em Penal, que muitos candidatos treinaram errado a peça contrarrazões de apelação. 

Isso mascarou as estatísticas da prova.

2º - As correções são decisivas para a aprovação, por óbvio. Como tivemos uma quantidade bem maior de aprovados na 1ª fase, é possível que a qualidade das correções fique um pouco aquém se comparada com a edição passada.

- Desde o XX Exame até agora temos tido bons percentuais de aprovação, INDEPENDENTEMENTE da quantidade de candidatos na 2ª fase. 

Vamos torcer para que a banca não estragar tudo.

Se o candidato tiver problemas, o Provimento pode ajudar:

No dia do resultado, caso a aprovação não venha, o Provimento, coordenado por mim, dará todo o apoio aos candidatos na elaboração dos recursos da 2ª fase da OAB.

Chegou o momento de trabalhar o emocional.

O resultado está mais perto do que longe e o relógio da aprovação está com seus ponteiros em movimento!

Os 7 dias vão passar voando....ou não!