Uma semana para o resultado da OAB!

Terça, 5 de fevereiro de 2019

Uma semana para o resultado da OAB!

É isso aí! Estamos a exatamente uma semana do resultado da 2ª fase do XXVII Exame de Ordem! Do momento em que vocês deixarão de ser pequenos bacharéis e se transformarão em novíssimos advogados!

Está aberta oficialmente a temporada de frio na barriga!!

E meros 7 dias representam muito pouco na escala do tempo, mas isso são apenas números: na prática o tempo NÃO passa! O calendário vai se arrastar diante dos seus olhos como nunca antes se arrastou. Aliás, parece que a prova da 2ª fase aconteceu em um passado remoto e distante.

Faltam 10 dias para o resultado do XXVI Exame de Ordem!

De toda forma, para o bem ou para o mal, agora começa a contagem regressiva para o dia 12/02.  E esperar não raro é angustiante. Na véspera mesmo vocês vão respirar, comer e beber o resultado da OAB como se não existisse outra coisa neste mundo.

E o que esperar do resultado do XXVII Exame de Ordem?

As estatísticas tendem a ser mais generosas com quem é aprovado na 1ª fase, comparando com quem vem da repescagem, conforme meus cálculos:

A média geral de aprovação dos candidatos da 2ª fase é de 47,4%.

A média de aprovação de quem vem da da 1ª fase é de 52%.

E a média de aprovação de quem vem da repescagem é de 42,8%.

O percentual de reprovação na 2ª fase parece feio, mas é para os candidatos que não tiveram uma boa preparação ou não estudaram tanto assim. Claro, temos um percentual de bons candidatos que sucumbem, ou por problemas de nervosismo, ou porque a banca foi ingrata ou a correção um lixo.

E agora temos as seguintes perspectivas:

- A última prova subjetiva não foi exatamente fácil, mas também não foi o apocalipse! Tivemos reclamações, mas dentro do mesmo padrão do XXVI Exame. E no XXVI Exame a aprovação foi simplesmente a maior de todos os tempos.

- As correções são decisivas para a aprovação, por óbvio. Desta vez tivemos a repetição de um padrão iniciado no XXV e que teve continuidade no XXVI: poucos aprovados na 1ª fase. Podemos novamente esperar pelo menos por uma qualidade maior na análise de cada prova. O percentual de aprovação na duas últimas provas subjetivas ficou acima dos 50%, o que é excepcional em termos de Exame de Ordem. 

Vamos torcer para que a banca não estragar tudo.

Chegou o momento de trabalhar o emocional.

O resultado está mais perto do que longe e o relógio da aprovação está com seus ponteiros em movimento!

Os 7 dias vão passar voando....ou não!