Simulado OAB: Leitura do desempenho e ajustes na preparação

Terça, 4 de setembro de 2018

Simulado OAB: Leitura do desempenho e ajustes na preparação

Na última sexta lançamos o primeiro simulado do Jus21 para a prova do XXVII Exame de Ordem. 

Esse simulado faz parte de uma série de 7 simulados que os alunos do nosso curso terão para avaliar a progressão do desempenho ao longo da preparação.

E por que 7 simulados? 

A resposta é simples: gerenciamento do progresso e mensuração de desempenho. Com um controle rígido sobre o desemepenho é possível atacar os pontos fracos e também avaliar se a metodologia de estudo está sendo executada de forma correta.

E, claro, com isso corrigir a preparação a tempo, aumentando as chances de aprovação.

Se tudo estiver indo bem, maravilha, o caminho deve continuar a ser seguido. Caso contrário, dá para corrigir a rota e evitar problemas no dia da prova.

O Simulado, portanto, é de suma importância:

1º Simulado Jus21 para o XXVII Exame de Ordem - Cadastro Gratuito

Neste momento o candidato precisa avaliar seu desempenho com foco nos seguintes parâmetros:

1 - Se os estudos estão produzindo resultados;

2 - Em quais disciplinas estão produzindo este resultado;

3 - Quais são as deficiências que não estão sendo debeladas.

Essas 3 respostas são FUNDAMENTAIS para eventual correção de rumo, se, claro, ele precisar ser corrigido. Pode ser, e é o que esperamos, que a preparação esteja avançando, progredindo, e o simulado pode mostrar isso, o que é muito bom, em especial para o psicológico e para a motivação.

E aqui voltamos, mais uma vez, ao conceito de análise de desempenho.

Quando criei o conceito de avaliação de desempenho para o Exame de Ordem tinha em mente, exatamente, este período de tempo. Isso, de corrigir o rumo com pouco mais de um mês de antecedência é extrema valia exatamente para o candidato depois não precisar fazer o diagnóstico da reprovação, o que é bem pior.

Os 7 fundamentos da aprovação na OAB

É aqui, neste momento, e com esta antecedência, que a análise faz sentido e pode render frutos reais para os candidatos. O objetivo aqui é verificar a existência de lacunas no conhecimento em função do que já foi estudado e mensurar o nível de apreensão do conteúdo. Se o desempenho não for satisfatório em determinados pontos, o candidato poderá então reforçar o estudo exatamente neles, sanando as lacunas identificadas. Isso, na hora da prova, será de extrema valia.

É algo fundamental!

Trata-se de afastar os achismos e suposições quanto ao rumo a ser seguido. O candidato consegue ter a exata noção do que deve estudar para cumprir seu cronograma e ir adequadamente preparado para a prova (ou minimamente preparado, a depender do momento do início dos estudos).

Curso Completo - Teoria e Questões -  1ª Fase - XXVII Exame de Ordem - Com orientações individualizadas de Maurício Gieseler

Eu recomendo, ainda, que o simulado para o XXVII Exame de Ordem seja feito em conjunto com uma outra prova da OAB. Isso pelo simples fato de que a resolução de um só simulado ou prova não demonstra de forma conclusiva o estágio de preparação do candidato exatamente por não abranger um espectro largo de conteúdo a ser avaliado. A mensuração tem de ser abrangente para a leitura das condições de preparo ser mais fidedigna com a realidade do próprio candidato.

Isso, obviamente, demanda um esforço especial, pois fazer 2 ou 3 provas é algo um tanto quanto cansativo.

Recomendo as provas abaixo:

XXV Exame

Prova

Gabarito

XXVI Exame

Prova

Gabarito

Mas, com segurança, os resultados obtidos serão muito úteis e poderão fazer uma real diferença na hora da verdade. O esforço certamente será recompensado com o diagnóstico.

Lembrando a importância das disciplinas em função da pontuação que cada uma tem na prova:

Com o simulado, e as provas, é possível visualizar com clareza dois pontos:

 

1 - As disciplinas cujo desempenho é sempre ruim, ou seja, estão sempre abaixo dos 50% de acertos;

2 - As disciplinas em que vocês se julgam bons, mas não são.

Essa descoberta, essencial como fator de autoconhecimento, permite a escolha do caminho para a adoção da solução mais adequada. Assis é possível traçar a melhor estratégia para conseguir a aprovação na 1ª fase.

A partir desta análise o candidato pode definir com precisão exatamente quais disciplinas deverão ser PRIORIZADAS a partir de agora, considerando que temos uma boa margem de tempo de hoje até o dia da prova.

Com a identificação das fraquezas, a solução EXATA poderá ser providenciada. Isso, no dia da prova, COM TODA CERTEZA, fará a diferença.

E, claro, precisamos falar um pouco do tempo restante daqui até o dia da prova. O tempo é um luxo, uma preciosidade para quem vai começar a se preparar ou quem já vem estudando e precisa avaliar o desempenho para suprir eventuais lacunas.

Falando nisto, leiam o texto abaixo:

Quantas horas estudar por dia para a OAB?

Entendam que tempo de estudo tem mais proximidade com qualidade de estudo do que com o tempo em si mesmo.

Mensurar o desempenho e estudar com qualidade: essa é a chave!