Resultado da enquete: 71% dos examinandos querem a vacina antes da prova da OAB

Segunda, 3 de agosto de 2020

Resultado da enquete: 71% dos examinandos querem a vacina antes da prova da OAB

Na última sexta-feira lancei uma enquete aqui no Blog para colher a opinião dos examinandos quanto ao momento certo para o retorno do Exame de Ordem.

Enquete: O momento certo para a volta do Exame de Ordem

Muito se fala sobre quando a prova deve voltar, mas, sob minha ótica, os maiores interessados nisto tudo, obviamente, são os próprios candidatos.

Afinal, os examinandos é que estão correndo atrás da carteira e, acima de tudo, serão eles a suportarem o risco de serem contaminados ou não pelo cornavírus.

É a opinião deles a que verdadeiramente importa!

Vejam o resultado após 1.537 votos:

É significativa a diferença entre os que querem esperar a vacina em relação aos que acham ser viável aplicar a prova o quanto antes. Dos que participaram da enquete, 71% preferem esperar, o que é uma sólida maioria.

Esse percentual reflete o que eu vejo nos comentários nas redes sociais, em especial no Instagram e Facebook. De fato, no "olhômetro", a maioria prefere esperar pela vacina.

É curioso notar que até agora a OAB não apresentou nenhum plano sanitário para uma possível aplicação da prova ANTES da vacina. Talvez a Ordem esteja esperando uma melhora no ambiente para poder tratar disto, mas acredito que essa questão deveria passar por uma discussão em conjunto com os candidatos.

Entretanto, isto não aconteceu.

A verdade, de toda forma, é que a OAB não pode aplicar a prova enquanto existir nos estados decretos inviabilizando o retorno às aulas. E a situação quanto a este ponto é totalmente desfavorável ao Exame e a Ordem não tem o que fazer.

Quanto a prova da 2ª fase do XXXI Exame, marcada para outubro, eu continuo descrente: não consigo ver a situação melhorar daqui até o final de setembro, quando a Ordem tem de decidir se adia a prova ou não.

Marcar a prova da OAB no início de outubro não foi arriscado demais?

Todos os 4 adiamentos foram feitos com 1 mês de antecedência, momento este que a OAB avalia as condições para aplicação ou não da prova. 

Temos somente mais um mês para a pandemia reduzir seu ritmo, e pelo noticiário esta perspectiva não parece ser muito factível.

As provas da OAB serão mais difíceis após a pandemia?

A boa notícia é que a vacina de Oxford começará a ser produzida em dezembro deste ano, conforme informações publicadas ontem pela grande mídia:

G1 - Fiocruz anuncia que deve começar a produzir vacina contra a Covid-19 em dezembro

O acordo assinado entre a Fiocruz, o Ministério da Saúde e o laboratório AstraZeneca, é considerado fundamental para garantir a transferência de tecnologia. Seriam produzidos no Brasil 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19.

Vacina de Oxford é segura e induz resposta imune contra covid-19

A notícia ruim é que faltam ainda 5 meses para dezembro. É um tempo enorme esperando pela prova.

Infelizmente essa é a situação atual. Vamos aguardar, e torcer, para o cenário melhorar e tudo voltar à normalidade o mais rapidamente possível.