Quando é a hora para começar a estudar para a repescagem?

Quinta, 13 de outubro de 2016

O Exame de Ordem, frequentemente, evolve a tomada de decisões estratégicas por parte dos candidatos, pois o tempo - verdadeiro artigo de luxo - não permite a acomodação de ninguém: ou ele é devidamente aproveitado ou a preparação acaba por se tornar deficiente.

Gostemos ou não, é preciso tempo para esgotar todo o conteúdo do Exame, tanto da 1ª como da 2ª fase.

Para a 2ª fase, em específico, é preciso "lapidar" a redação, treinar as peças, extrair sentido lógico e claro nas respostas para poder entregar uma prova subjetiva minimamente compreensível e, claro, passível de ser devidamente corrigida pela banca.

Pois bem!

De hoje até o dia do resultado final do XX Exame nós temos exatos 13 dias.

Do dia do resultado até o dia da prova da 1ª fase nós teremos 32 dias.

De hoje até o dia da 1ª fase nós teremos 45 dias.

O tempo é bom contando a partir de agora, pensando especificamente no pessoal da repescagem. Aqui é preciso, entretando, fazer a seguinte reflexão:

1 - Quem não tem esperanças na aprovação não tem mais o que esperar. Se não vai recorrer ou recorrerá apenas "por recorrer" o início dos estudos não pode tardar mais.

2 - Quem tem esperança no recurso deve, é claro, aguardar o dia 26 próximo.

Um fato: as correções, no geral, foram bem melhores se comparadas com a da prova passada. Mas, ainda assim, há margem para salvar a aprovação de muitos recorrentes. De toda forma, dia 26 o deadline para quem vai ficar para a repescagem, ou, para quem terá de encarar a 1ª fase novamente. Dia 27 será o prazo final para o pagamento do boleto de inscrição.

Vamos dar uma olhadinha no calendário da repescagem:

Quem for fazer a repescagem poderá tanto optar por uma nova disciplina como também por um novo local de prova, como vocês ja´sabem.

Mas, em especial, quem ficar para a repescagem necessariamente deve fazer a autocrítica e assumir uma realidade: a respecagem é o último tiro e algo deu ERRADO na prova passada.

Se algo deu errado, é preciso trabalhar a limitação para ela não ser a responsável por uma futuro e indesejada reprovação no XXI Exame.

É preciso, de agora em diante, fazer mais e fazer MELHOR. E se acomodar não é uma opção.