Proposta que aumenta repescagem da OAB pode ser votada hoje no Senado

Terça, 10 de julho de 2018

Proposta que aumenta repescagem da OAB pode ser votada hoje no Senado

Pode ser votada hoje na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado o PLS que prevê a garantia de duas repescagens (atualmente é apenas uma) para os candidatos reprovados na prova da 2ª fase da OAB.

A proposta inicial do PLS 397/2011 era a de garantir que os candidatos reprovados na 1ª fase do Exame de Ordem pudessem fazer somente a prova subjetiva por 3 anos. A ideia foi alterada e agora a garantia discutida seria de 2 edições da prova, ou seja, uma aprovação na 1ª fase garantiria o candidato o direito a fazer duas repescagens, e não apenas uma, como é atualmente.

O  texto modificado tem o aval do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), que endossou esse entendimento.

De acordo com a tramitação do Projeto no site do Senado, o tema foi incluído na pauta de hoje da Comissão de Assuntos Econômicos:

Não custa lembrar que todas as modificações realizadas no Exame de Ordem, sem exceções, tornaram a prova mais difícil. A redução de 100 para 80 questões, a introdução de Filosofia e Direitos Humanos como disciplinas extras, a supressão da consulta de doutrina na 2ª fase, a redução recente, no XXIII, das questões de Ética de 10 para 8, e a própria introdução da repescagem não foram benéficas aos candidatos.

Tanto isso é verdade que muito recentemente tivemos uma sequência inequívoca e indiscutível das piores provas do Exame de Ordem. O XXI, o XXIII e o XXV foram provas de 1ª fase bem complicadas e com altas taxas de reprovação, especialmente o XXIII, que foi só a pior prova de todos os tempos sob o ponto de vista estatístico, seguido pelo XXI, a terceira pior prova desde a unificação do Exame.

Reprovação no XXIII Exame de Ordem foi de 82,93%

Após a redução das 80 questões e o advento da repescagem, os enunciados das provas objetivas tornaram-se mais complexos e extensos. As questões de natureza problematizadoras (coma  narrativa de uma situação problema) tomaram conta da prova, em detrimento das questões meramente conceituais (com enunciados menos complexos e mais objetivos).

Whatsapp do Blog Exame de Ordem: 61-98227.7802. Informações exclusivas no Blog no seu celular!

Vamos aguardar por notícias. Se de fato o tema passar por deliberação hoje informarei vocês aqui.