Projeção do calendário 2017 do Exame de Ordem

Sexta, 14 de outubro de 2016

Final do ano passado pipocou por todo canto um pretenso calendário "oficial" do Exame de Ordem para 2017, e os examinando o compartilharam livremente achando que ele era o oficial. Não tomaram o cuidado de divulgar que este calendário era extraoficial.

Mas não era.

Depois, no início de janeiro, em primeira mão, o Blog liberou o calndário oficial, depois confirmardo pelo próprio site da OAB.

Segue agora para vocês uma PROJEÇÃO do calendário 2017 do Exame de Ordem. Ele NÃO é oficial, mas tão somente uma ideia futura do calendário oficial. O objetivo aqui é ao menos permitir que vocês possam balizar a apreparação com as datas aproximadas de quando serão as próximas provas.

Sim! Projetar a data é importante pois disto depende o planejamento de muita gente, em especial o planejamento dos futuros examinandos.

Geralmente a OAB deixa para publicar o calendário no final do ano ou no início do ano subsequente. Isso atrapalha um pouco as ideias e o planejamento.

Mas, por dois anos seguidos nós calculamos a hipotética data das futuras provas e ACERTAMOS nas duas oportunidades:

2014

Hipotética data de aplicação da prova da 1ª fase do XIII Exame de Ordem

O calendário 2014 do Exame de Ordem, a repescagem e prazos mais enxutos

2015

Projeção da data de aplicação da 1ª fase do XVI Exame de Ordem

ATENÇÃO! Publicado o calendário 2015 do Exame de Ordem

Há, evidentemente, um pouco de sorte envolvido no processo, mas o cálculo deriva essencialmente de um pouco de atenção na forma como a FGV monta o calendário.

A data de 2016, por exemplo, errei a projeção por duas semanas. Não se trata de uma ciência exata e está sujeita a uma série de fatores, incluindo feriados, logística da FGV e por aí vai.

Na verdade, nós não precisamos acertar na lata a data certa, mas tão somente apontar uma data aproximada. A margem de erro será de 1 ou 2 semanas, ou para mais ou para menos. Não mais do que isto.

Nas duas oportunidades anteriores em que acertamos as datas foi possível observar uma constante temporal entre uma edição e outra do Exame de Ordem. O intervalo entre a prova da 2ª fase de uma edição e a prova da 1ª fase da edição seguinte é de, EM REGRA, 63 dias.

Foi assim em 2013, quase em todo 2014 e quase todo 2015.  Só não foi 100% porque a OAB, depois de publicado o calendário no início do ano precisou modificá-lo, por duas vezes, por conta da data do ENADE, que o MEC só publica bem depois. Não tem como o Exame competir com o ENADE pois o graduando não pega o diploma se não fizer este último. Daí as mudanças.

Essa variação é que nos leva ao erro, na maior parte das vezes.

Muito bem! Aproveitem o calendário e façam o planejamento.

O calendário oficial deve ser divulgado ou no final de de dezembro agora ou no início de janeiro, no mais tardar.