PRF e PF já aconteceram! OAB é a próxima da fila!

Segunda, 24 de maio de 2021

PRF e PF já aconteceram! OAB é a próxima da fila!

Neste retorno de concursos e exames oficiais após a 2ª onda da pandemia, já tivemos a realização de dois concursos de grande importância: Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

Ambas os certames enfrentarem disputas judiciais, promovidas por pessoas interessadas no adiamento.

Nos dois casos prevaleceu a realização das provas, incluindo aí até mesmo julgamento do concurso da Polícia Federal no próprio STF.

Os dois concursos tinham mais de 300 mil inscritos cada, sendo que o último, o da Polícia Federal, ocorrido ontem, não apresentou nenhuma intercorrência.

Agora, dentro de 3 semanas, temos o terceiro grande certame em vista: o Exame de Ordem.

Será que agora vai?

Na última sexta-feira, sob o aspecto jurídico, creio que quaiquer fantasmas de adiamentos pela via judicial foram afastados.

Eu tinha o temor de que tentassem judicializar o retorno da prova, como tentaram com a PRF e PF, mas o julgamento do STF certamente vai inibir tais tentativas. Ou, se alguém efetivamente tentar, as chances de sucesso nesta empreitada serão muito reduzidas.

Há de se considerar que o TRF-1 já havia sepultado uma tentativa (contra a PRF), e os TRF-3 e TRF-5 não deram muita esperança quanto às ações contra o concurso da PF.

Quanto a pandemia, aí a conversa muda um pouco de figura.

Se a prova da OAB fosse HOJE, certamente ela seria aplicada. Disso não tenho a menor dúvida.

O problema é que a prova será apenas no dia 13/06, e existe um risco real da pandemia piorar dentro deste intervalo de tempo.

Não é possível, infelizmente, termos 100% de certeza da aplicação da prova. Não agora.

O cenário da pandemia ainda é incerto, e existe sim a possibilidade de termos uma piora súbita. 

E quando poderemos ter a certeza de que a prova será aplicada?

Certeza mesmo eu daria no dia 07/06, faltando 6 dias para a aplicação da prova. 

Nós sabemos que a curva de evolução da doença segue uma certa lógica, e mudanças para cima ou para baixo no número de contaminados sempre leva um relativo tempo para se confirmar. É um processo lento e progressivo.

Faltando uma semana para a prova será possível ter a segurança necessária para sabermos de verdade se ela será aplicada ou não.

PRF e PF aconteceram! Agora é a vez da OAB!

Fonte: https://covid.saude.gov.br/

O gráfico acima mostra que a queda no número de óbitos cessou, e que houve um aumento no número de vítimas. Resta saber se isso é um momento ou realmente uma piora no cenário.

IMPORTANTE!

Não é possível brincar de futurologia. Não dá para saber o que vai acontecer. Muito se fala em 3ª onda, mas ao longo desse último ano o que eu mais vi foram previsões furadas, vindas de todos os lados.

Só nos resta uma coisa: estudar e torcer para a pandemia arrefecer.

É um exercício inútil tentar adivinhar o que vai acontecer. Temos apenas de esperar.

Tenho a esperança de que efetivamente teremos a prova. É uma boa esperança!

Vamos torcer para dar certo!