Presidente da OAB tem esperança da prova ser aplicada em agosto.

Quinta, 11 de junho de 2020

Presidente da OAB tem esperança da prova ser aplicada em agosto.

Em live realizada ontem, o presidente da OAB, Dr. Felipe Santa Cruz, disse que ainda existia a possibilidade da prova pode ser adiada em função da evolução da pandemia.

Segundo ele, a OAB vai avaliar o estágio da doença em todos os estados brasileiros para definir qual será o nível de segurança para a aplicação da prova. A Ordem está trabalhando para a prova não ser adiada mas não pode garantir de que de fato ela será aplicada caso não existam condições.

Contudo, Felipe Santa Cruz afirmou que tem esperança da prova ser aplicada em agosto. Ele disse que está vendo a situação evoluir e que as chances são boas.

"O ideal é que a OAB consiga aplicar a prova no dia 30 de agosto, mas não é a OAB que decide essa questão, mas sim os técnicos em saúde e segurança", afirmou na live.

O presidente também disse que a data da primeira fase depende da aplicação da prova subjetiva do dia 30 de agosto.

Para ele, o dano menor neste ano é se a OAB conseguir aplicar ao menos duas edições completas, o que seria uma vitória enorme. Seria muito difícil ter três edições do Exame em 2020.

Isso corrobora com a análise que fiz na semana passada, em razão do tempo disponível em 2020 para a aplicação das demais edições:

Nova projeção do calendário 2020 da OAB! XXXIII Exame de Ordem só em 2021!

Resumindo a questão toda: a OAB quer aplicar a prova no dia 30 e espera ter condições reais para isto. Sob este prisma as palavras do presidente corroboram com a minha percepção, de que tudo depende da volta às aulas em todos os estados. Se isto acontecer, as chances para o retorno do Exame de Ordem são muito boas.

Como escrevi antes, as contas de todos estão ficando apertadas e isso também afeta a OAB:

Crise econômica bate na porta da OAB

É da vontade de todos que tudo volte ao normal. Entendo que a OAB vai fazer o máximo para aplicar a prova, mas também está clara a percepção de que a Ordem será cuidadosa e não vai retornar com o Exame só por retornar: ela será criteriosa.

Ainda é cedo para termos qualquer tipo de certeza. Saberemos se a Ordem aplicará a prova de verdade somente no final de julho, ou seja, daqui uns 50 dias.

O jeito é aguardar...e estudar muito também.