Porteiro retoma estudos após 36 anos sem estudar e se torna bacharel em Direito

Quinta, 11 de fevereiro de 2021

Porteiro retoma estudos após 36 anos sem estudar e se torna bacharel em Direito

A decisão de voltar a estudar após 36 anos longe da sala de aula mudou a vida do porteiro Darlivan Caetano, de 61 anos. Pai de sete filhos, 11 netos e um bisneto, ele se formou em Direito em 2017. É o único com formação acadêmica na família e virou uma fonte de inspiração.

?Eu sonhava quase todas as noites que estava estudando, conseguia até identificar a escola da época do primário. Isso me deixava inquieto. Eu pensava: por que esses sonhos? Agora eu entendo. Era o que faltava na minha vida?.

Morador de Eldorado, na Serra, ele trabalha há 12 anos como porteiro em uma faculdade particular do município. Foi onde recebeu a proposta para retomar os estudos.

?Primeiro eu falei que não. Depois descobri que teria direito a uma bolsa de 70%. Eu creio muito em Deus, comecei a falar com Ele e entendi que estava diante de uma oportunidade. Refleti que poderia evoluir e me matriculei no EJA para concluir o ensino médio?.

Darlivan tinha apenas o ensino fundamental. Ele havia largado os estudos aos 17 anos. Por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pôde concluir o ensino médio e, em seguida, prestou o vestibular da faculdade Doctum.

Porteiro retoma estudos após 36 anos sem estudar e se torna bacharel em Direito

Aprovado para o curso de Direito, dedicou-se durante cinco anos aos estudos. ?Encarar a sala de aula depois de 36 anos foi um grande desafio. Acredito que o maior que já enfrentei. Me sinto feliz por essa retomada e superação?, contou.

Orgulhoso da conquista, já está matriculado na pós-graduação da área de Processo Penal. Darlivan disse que, agora que retomou os estudos, não pretende parar tão cedo. ?Eu entrava às 7 horas no trabalho e saía às 19 horas, o mesmo horário em que começava a aula. Já deixava o posto e ia correndo para a sala, no mesmo prédio. Foi muito puxado. Estudava de madrugada?.

Se tornar bacharel em Direito e fazer pós-graduação é motivo de superação para ele, que já foi dependente químico. ?Fiquei mais de 20 anos à mercê das drogas. Perdi um cargo público e cheguei a perder a memória por isso?, citou.

As leis deram um novo sentido à vida dele. ?Quero ajudar as pessoas através do Direito?, afirmou.

?Minha visão de mundo melhorou 80%?

A Tribuna ? Quando decidiu voltar a estudar?

Darlivan Caetano ? Eu comecei a trabalhar em uma faculdade e a equipe pedagógica me perguntou se eu tinha vontade de estudar. Primeiro eu falei que não. Depois descobri que teria direito a uma bolsa de 70% de desconto na mensalidade. Eu creio muito em Deus, comecei a falar com Ele e entendi que estava diante de uma oportunidade. Refleti que poderia evoluir e me matriculei no EJA para concluir o ensino médio.

Como foi a graduação?

O Direito é um curso difícil, porque fala sobre a interpretação das leis. O que me ajudou foi ter encontrado pessoas comprometidas e inteligentes. Desde o segundo período formamos um grupo de cinco pessoas para os trabalhos da faculdade e até hoje atuamos juntos. Esse grupo me fortaleceu durante a graduação.

Você nunca ficou de recuperação. Qual é o segredo?

O segredo é que eu assumi a responsabilidade e desejei muito passar. Também é importante se cercar de pessoas que têm essa mesma determinação.

Você recebeu incentivo de alguém próximo?

Tive muito foco, porque a maioria das pessoas ao meu redor duvidaram de mim. Apenas a minha esposa e os meus filhos confiaram e acreditaram que eu seria capaz. Virei um exemplo para eles.

Já está atuando na área?

Sim! Eu faço consultoria e tenho parceria com três escritórios de advocacia. Já absorvi toda a teoria e agora estou na prática. A minha perspectiva de vida e visão de mundo melhoraram 80%. Além disso, já estou vivenciando uma mudança financeira.

Quais são os seus planos?

Pretendo me especializar na área da Previdência para atuar ajudando as pessoas a garantir os seus direitos na hora da aposentadoria. Também pretendo conseguir um cargo público.

Gostaria de deixar um recado aos jovens?

Com base na minha experiência, eu diria que é muito importante estudar e aproveitar o tempo da juventude, porque a vida passa rápido e vai cobrar isso no futuro.

Fonte: Tribunaonline