OAB reage politicamente e lança frente parlamentar da advocacia

Terça, 27 de agosto de 2019

OAB reage politicamente e lança frente parlamentar da advocacia

Após passar boa parte de 2019 enfrentando fake news contra o Exame de Ordem, vendo prosperar projetos contra seus interesses e trocando farpas com o governo, a OAB resolveu investir pesado na política e articulou, na Câmara dos Deputados, uma Frente Parlamentar da Advocacia, exatamente para defender seus interesses.

Explodem Fake News contra o Exame de Ordem

Fake News: A prova da OAB vai acabar por decreto?

Deputado que quer acabar com exame da OAB propõe fim da anuidade obrigatória

Projeto obriga OAB a reduzir a taxa de inscrição no Exame de Ordem

OAB enfurecida com PEC do Governo que limita conselhos de classe

Hoje a Ordem sofre uma série de ameaças, como, por exemplo, tentativas apra acabar com o Exame de Ordem, fiscalização pelo TCU, debate sobre o fim do registro obrigatório na entidade e briga por prerrogativas.

Articular uma Frente Parlamentar mostra-se uma decisão inteligente e uma demonstração de força, pois dificilmente outra entidade de classe teria essa capacidade.

Com a participação inicila de 199 parlamentares, um número muito considerável, a Ordem tem uma base inicial para articular seus interesses e bloquear quaisquer tentativas de mudanças legislativas que prejudiquem a instituição.

A Frente, lançada na semana passada, é liderada pelo deputado Fábio Trad, que já foi presidente da OAB/MS: 

?A Frente Parlamentar da Advocacia se constituiu hoje na Câmara dos Deputados com o objetivo primordial de defender de forma vibrante a Constituição Federal e os seus valores. Não será um espaço de entronização das demandas corporativas apenas, embora sejam sim importantes, mas também no plano institucional. A Frente Parlamentar não faltará com a advocacia brasileira e fará, na realidade, em forma de libelo constante, a defesa dos projetos de lei que visam a fortalecer as prerrogativas da advocacia. Unimos a advocacia pública e privada e assim fortaleceremos cada vez mais a nossa apaixonante profissão?.

Essa articulação é uma reação não só forte como também consistente da OAB na tentativa de defender seus interesses institucionais.

Há de se notar que a frente é suprapartidária, o que mostra a capilaridade da influência da Ordem e o reconhecimento de sua importância.

Mais informações no site do CFOAB.