OAB promete e não cumpre!

Terça, 1 de setembro de 2020

OAB promete e não cumpre!

Na quarta-feira da semana passada o presidente da OAB prometeu que, ainda naquela semana, a Ordem daria um posicionamento sobre o adiamento ou não da prova da 2ª fase do XXXI Exame de Ordem.

Publicação de 26/08/20 - OAB define ainda nesta semana se adia ou não prova da 2ª fase

Não deu posicionamento nenhum, frustrando a todos.

Ontem a expectativa era imensa, mas a Ordem manteve-se silente.

Infelizmente parece que ignoram a imensa angústia de dezenas de milhares de candidatos que precisam de balizas claras para poderem planejar MINIMAMENTE em um ano praticamente perdido. Em um ano em que NÃO poderão ingressar na vida profissional.

Isso é muito ruim!

É ruim para a ideia que a entidade passa da condução da prova e para o emocional destes candidatos.

Qual é a dificuldade em definir pelo adiamento?

Sim, o adiamento, pois há muito alerto sobre três grandes impossibilidades para a aplicação da prova, hoje absolutamente insuperáveis:

1 - A OAB não tem como aplicar a prova sem antes equacionar a questão dos decretos estaduais e municipais que proíbem aulas e aglomerações. Como a Ordem vai superá-los?;

2 - Não existe ainda segurança sanitária para se aplicar a prova sem o risco de se contaminar muitos candidatos. A prova não vale a vida de nenhum candidato ou de seus familiares, o que o próprio presidente da OAB disse na live;

3 - A prova online é absolutamente inviável, seja pelo aspecto da segurança como sob o aspecto técnico.

Se as circunstâncias para o retorno da prova não se fazem presentes, porque não tomam logo uma decisão?

Embate interno? Pressões externas quaisquer? O que impede de se dar celeridade e manter os candidatos devidamente informados?

Fico aqui na expectativa da Ordem agilizar seus processos decisórios internos e simplesmente entregar aos candidatos uma resposta, tal como prometido que iria ocorrer ainda na semana passada.

Estamos praticamente a um mês da prova e os examinandos PRECISAM de uma resposta, seja ela qual for.