OAB preocupada com contaminação em evento da entidade

Terça, 17 de março de 2020

OAB preocupada com contaminação em evento da entidade

Um evento da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que aconteceu no início deste mês, em Fortaleza, e reuniu cerca de 3 mil pessoas, tinha entre os participantes uma profissional com o novo coronavírus.

A III Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada nos dias 5 e 6 de março, colocou no mesmo ambiente advogados e especialistas para debater temas como o enfrentamento da violência contra mulher, mercado de trabalho e igualdade de gênero, entre outros.

Uma conselheira federal de Pernambuco testou positivo para Covid-19. No momento, a mulher está em isolamento. Mais três conselheiras têm apresentado sintomas da doença. As informações foram confirmadas por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.

?Em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em curso no país, tivemos a informação de que uma das participantes testou positivo para a enfermidade. Diante disso, para a devida adoção de medidas de controle e prevenção dos riscos à saúde pública, encaminhamos a listagem anexa com os nomes dos estabelecimentos hoteleiros em que os palestrantes e os funcionários ficaram hospedados?, informa nota a qual a Grande Angular teve acesso.

?Estamos avisando a todas as pessoas e autoridades que estiveram presentes no evento, assim como ao Ministério da Saúde?, informou Santa Cruz à coluna. ?Por causa da importância do assunto, é necessário tratá-lo da forma mais transparente possível?, assinalou o presidente.

Uma das advogadas internadas e que espera confirmação para o teste é do Rio Grande do Sul e tem 83 anos. Nesta segunda-feira (16/03), a Ordem suspendeu todos os eventos, as reuniões e as sessões marcadas até a próxima sexta-feira (20/03). Porém, a data será alterada para 31 de março.

Confira aviso da OAB às autoridades e participantes do evento:

O primeiro caso do Covid-19 havia sido confirmado no Brasil na época do evento. Contudo, não existia qualquer medida em relação a aglomerações. Fotos do evento mostram a quantidade de pessoas envolvidas na conferência.

A OAB-DF suspendeu as atividades na última quinta-feira (12/03), por causa do decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Fonte: Metrópoles