O Exame de Ordem continuará tendo duas fases

Segunda, 15 de abril de 2019

O Exame de Ordem continuará tendo duas fases

Eu acompanho o Exame de Ordem desde 2008. Eu acompanho as movimentações quanto às mudanças no Exame de Ordem desde 2015. Acompanhei tanto no CNE como dentro da própria OAB todos os debates realizados quanto às novas diretrizes do curso de Direito, inclusive as noticiando aqui em primeira mão. Estou acompanhando o que a OAB está planejando quanto ao Exame de Ordem e suas mudanças bem de perto, e até hoje NUNCA ouvi falar em se reduzir a quantidade de fases da prova.

Isso nunca sequer foi debatido!

O Exame de Ordem tem duas fases desde sempre. Em algumas seccionais, e isso ainda na década de 90, tentaram colocar prova oral, o que não foi bem aceito. Afora isso, o modelo do Exame foi sempre o mesmo: o domínio de conteúdo testado na 1ª fase mediante a aplicação de uma prova objetiva e o domínio do raciocínio jurídico e capacidade de expressão feitos em uma prova subjetiva.

TV Justiça: Os desafios do Exame de Ordem e do Ensino Jurídico

Quais as possíveis mudanças para o Exame de Ordem em 2019?

Agora é oficial: Vem aí o Direito Previdenciário no Exame de Ordem

A notícia dando conta de que a OAB está estudando manter só a primeira fase, excluindo a segunda, é totalmente falsa.

Muito falsa!

Aliás, se o CFOAB sequer cogitar isso passa a correr o seríssimo risco de perder o controle da prova de volta para as seccionais, pois a pressão dos advogados na base será, inevitavelmente, terrível. 

Whatsapp do Blog - 61.99314.4383

É por isso que essa redução não passa de um delírio.

Em 2016 a OAB publicou uma notícia cogitando indicar qual a peça seria cobrada na 2ª fase, em uma tentativa de reduzir as polêmicas. A reação foi tão violenta que a Ordem TIROU a notícia do ar e abafou a ideia.

Entendam: nenhuma mudança que vise facilitar a prova, sob qualquer sentido, vai prosperar. O atual modelo não vai ser alterado.

Podemos ver inclusão de disciplinas, alteração no número de questões e outras mudanças internas, mas a estrutura-base da prova permanecerá intocada.

Cuidado com notícias falsas!

Cuidado com os MESMOS SITES que repercutem as mesmas notícias falsas.

Tenham juízo crítico e não entrem na onda de quem está preocupado apenas em desestabilizar a Ordem e o Exame.