Live hoje! O Impacto na advocacia e no ensino das graduações em Direito Online!

Domingo, 29 de agosto de 2021

Live hoje! O Impacto na advocacia e no ensino das graduações em Direito Online!

Mais de dez instituições de educação superior anunciaram no último mês de julho que tiveram seus pedidos de criação de cursos de Direito na modalidade a distância aprovados pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por analisar os projetos.

Como a graduação online vai arruinar o ensino jurídico no Brasil

A questão gera muitas dúvidas e questionamentos sobre o futuro do ensino jurídico no país, pois a demanda pelo ensino a distância cresceu muito nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. 

HOJE, a partir das 19h, ao vivo, o presidente da OAB/PE, Dr. Bruno Baptista, o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins, a professora universitária e do Jus21, Schamkypou Bezerra e o sócio-fundador e editor do Blog Exame de Ordem, Maurício Gieseler, vão discutir o impacto e as repercussões das recentes autorizações do MEC para a criação de cursos de Direito 100% à distância.

A transmissão será pelo Instagram do @blogexamedeordem.

Como essa nova realidade irá impactar a advocacia, o mercado de trabalho, a política da OAB, a formação jurídica, o emprego dos professores universitários e o futuro do Direito como um todo.

Em nota, o presidente da OAB/PE, Dr. Bruno Baptista declarou que este "é um assunto que precisa ser debatido, pois vai impactar a advocacia e a sociedade de uma forma geral. A OAB tem como uma de suas atribuições fiscalizar a qualidade dos cursos de Direito. É natural que estejamos mobilizados".

Já o presidente da CAAPE, Fernando Ribeiro Lins, alerta que as autorizações para os primeiros cursos são apenas parte do problema que pode atingir a Advocacia.

"Já tem empresas que estão vendendo o know how para que qualquer instituição possa ter seu curso de Direito online. Ou seja, gente que pretende fazer dinheiro em cima da precarização do ensino do Direito em larga escala".

A discussão focada em identificar e debater os problemas e potenciais soluções para o novo e futuro da educação jurídica e da advocacia.

A transmissão será pelo Instagram do @blogexamedeordem.

Hoje, 19h!