Instituto pede para OAB mudar de nome em razão da igualdade de gênero

Quinta, 19 de novembro de 2020

Instituto pede para OAB mudar de nome em razão da igualdade de gênero

O Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam) quer que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mude de nome para refletir igualdade de gênero. O pedido foi direcionado para o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz. A entidade quer que a OAB passe a se chamar  Ordem da Advocacia Brasileira.

O IBDFam também enviou um pedido similar para a presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Renata Gil. A entidade quer que a AMB mude o nome para Associação da Magistratura Brasileira.

?Ainda que por questões históricas e culturais durante muito tempo referências feitas no masculino fossem utilizadas aparentemente como gênero neutro, hoje não mais se admite esta neutralidade para a inclusão das mulheres?, sustenta o instituto.

O instituto sugere que a proposta seja submetida aos colegiados da OAB e da AMB. O objetivo seria ?quebrar paradigmas da sociedade patriarcal? e adequar essas entidades à luta pela igualdade de gênero.

?Vivemos todos um processo emancipatório deflagrado pelo movimento feminista, o qual, ao longo de meio século, vem buscando a igualdade de gênero como a única de forma expressar os ideais da liberdade e do respeito à dignidade humana?, argumenta o instituto.

Na mensagem à OAB, o instituto cita que ?mais de 50% dos inscritos na Ordem são mulheres e correspondem à parcela preponderante no exercício da profissão?. No ofício à AMB, o instituto cita a Resolução 255/2018 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Incentivos à Participação Feminina no Poder Judiciário.

Fonte: Bahia Notícias