Horário de verão não começará mais no dia da prova da OAB

Terça, 16 de outubro de 2018

Horário de verão não começará mais no dia da prova da OAB

Eu havia notíciado no último dia 4 que o horário de verão iria começar exatamente no dia da prova da 1ª fase do XXVII Exame de Ordem: 18/11.

A mudança ocorreu porque o governo não queria atrapalhar o candidatos que vão fazer o ENEM neste ano.

Acontece que surgiu um forte lobby contrário a essa decisão e o presidente resolveu voltar atrás em sua decisão, definindo que o horário de verão inicie no dia 04 de novembro, o que não impactaria os candidatos no dia da OAB.

Isso diminiu drasticamente o risco dos examinandos de perderem o horário da prova por conta da mudança.

Confiram a notícia abaixo:

O presidente Michel Temer recuou e decidiu manter o início do horário de verão para o dia 4 de novembro, quando os relógios serão adiantados em uma hora em parte do País. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto na noite desta segunda-feira, 15. A justificativa da decisão, no entanto, não foi apresentada.

No início do mês, o governo anunciou que adiaria o horário de verão para o dia 18 de novembro a fim de atender a um pedido do Ministério da Educação por causa da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dois primeiros domingos de novembro - 4 e 11. O MEC argumentou que candidatos podem perder o exame com a alteração do horário no mesmo dia da mudança dos relógios.

Desde então, o governo passou a ser pressionado a retomar a data original principalmente pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as maiores empresas áreas do Brasil. A entidade argumentou que a mudança poderia afetar cerca de 42 mil voos. "Essa mudança trará sérias consequências para o planejamento da operação aérea e, consequentemente, para os consumidores com volume expressivo de passageiros podendo perder voos, pois os bilhetes foram adquiridos com antecedência", disse.

Um eventual adiamento para o dia 18 representaria a segunda mudança de data do horário de verão. A primeira foi por causa do segundo turno das eleições, que ocorre no dia 28 de outubro.

Fonte: Terra