Histórico recente da qualidade das correções das provas subjetivas da OAB

Sexta, 5 de outubro de 2018

Histórico recente da qualidade das correções das provas subjetivas da OAB

Eu tenho uma certeza em relação a vocês: estão com o coração na mão pensando como foi a correção das suas provas pela banca da FGV.

Eu diria até que vocês não pensam em nada além disto.

E com razão, evidentemente!

O histórico das correções da FGV na 2ª fase não animam muito, e isso é difícil de ignorar. Inclusive tratei disto nesta semana:

Faltam 10 dias para o resultado do XXVI Exame de Ordem!

Mas uma coisa é a média histórica do nível das correções, outra, é o que tem acontecido recentemente, mas especificamente nas duas últimas correções da FGV.

Na realidade, as duas últimas provas tiveram as melhroes correções e os melhores percentuais de aprovação em segundas fases da Ordem.

XXIV - A FGV foi uma mãe! Por que será?

XXV - A 2ª fase do XXV Exame de Ordem tem bom percentual de aprovação

Existem 3 balizas para avaliar se uma segunda fase prestou ou não. Através dos muitos anos de análise e avaliação estatística, cheguei a seguinte conclusão quanto ao nível de dificuldade e feedback dos candidatos em relação a uma prova subjetiva:

40% de aprovação - Prova difícil

45% de aprovação - Prova "normal"

50% de aprovação - Prova boa/justa

E como foram as duas últimas correções?

A 2ª fase do XXIV Exame de Ordem foi simplesmente a MELHOR 2ª fase da OAB de todos os tempos sob o prisma estatístico.

O percentual de aprovação naquela oportunidade foi de 54%. Monitoro as estatísticas do Exame de Ordem há bem mais de 10 anos e NUNCA vi uma aprovação percentual tão expressiva como aquela. 

Já no XXV Exame de Ordem o percentual de aprovação foi de 49,84%, o que é algo muito alto.

 

E aqui uma informação muito interessante: nesta edição do Exame de Ordem, o XXVI, tivemos MENOS candidatos fazendo a segunda fase se compararmos com a prova do XXV, aqui também considerando que o percentual de aprovação das duas provas objetivas foram muito parecidos.

Se olharmos, portanto, unicamente pelo prisma estatístico, as correções das provas da 2ª fase do XXVI Exame de Ordem tem tudo para serem simulares a das duas últimas edições. Ou seja, tangenciando a faixa dos 50% de aprovação.

Dentro da lógica do Exame de Ordem, é algo animador.

Hoje é sexta-feira, e muito provavelmente até amanhã as correções devem terminar, se é que já não terminaram. 

Agora é cruzar os dedos e torcer unicamente para que a qualidade do trabalho da FGV tenha sido bom. Se olharmos pelo prisma de justiça, é tudo o que vocês neste momento têm a desejar.

Na próxima terça, se Deus quiser, a aprovação JUSTA lhes será entregue!