Hacker rouba o Instagram do Blog Exame de Ordem

Segunda, 19 de outubro de 2020

Hacker rouba o Instagram do Blog Exame de Ordem

Estou começando a semana com um grande revés: o Instagram do Blog Exame de Ordem - @blogexamedeordem - seguido por 237 mil pessoas, foi hackeado.

Na realidade minha conta pessoal no facebook e o instagram do Blog foram hackeados.

Por volta das 18h do sábado recebi uma mensagem no instagram do Blog, de uma conta que parecia ser muito uma conta oficial do Instagram, informando (em inglês) que a conta do Blog seria bloqueada por 48h por violações de direitos autorais.

Aproximadamente 5 minutos depois eu efetivamente perdi a conta, sem ter passado nenhuma informação.

Acredito que algum computador, ou meu ou da minha assistente, tinha algum vírus e tenha colhido a senha do Insta, que havia sido repassada por mim para ela na sexta-feira, pois ela havia adquirido um novo celular.

De toda sorte, acabei perdendo não só minha conta no instagram como também meu perfil pessoal no Facebook.

O ataque foi muito bem orquestrado e pareceu, a todo momento, estar sendo efetivamente conduzido pelo próprio instagram. Não sou menino e nem bobo e, ainda assim, caí nele.

O perfil do face eu recuperei na manhã do domingo. Já a conta no Instagram eu estou considerando como perdida.

O responsável pela fraude está tentando até agora me extorquir dinheiro, mas evidentemente não boto a mínima fé na possibilidade de recuperar a conta nessas condições:

Essa é apenas uma parte da conversa. O responsável até agora insiste em cobrar o resgate da conta, mas eu não estabelecer negociação com ele.

Estive em contato com delegados, especialistas em segurança digital e mesmo diretamente com o povo do Facebook, mas a situação não é nada fácil ou simples de resolver.

Acredito ainda ser possível recuperar o nome @blogexamedeordem. Isso já está sendo diligenciado. Entretanto, as publicações e os seguidores considero-os como perdidos.

Neste momento estou diligenciando para ver como irei recuperar o nome do perfil original. 

E, de toda forma, este episódio serviu para mostrar que as pedras no caminho existem, mas elas são do tamanho que nós damos a elas dentro de nossa cabeça.

Assim que tiver mais novidades as trarei para vocês.