Governo adia início do horário de verão para o dia da prova da OAB

Quinta, 4 de outubro de 2018

Governo adia início do horário de verão para o dia da prova da OAB

O governo Temer decidiu adiar o início do horário de verão para o dia 18 de novembro. A decisão será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Essa mudança derivou de um pedido do Ministério da Educação (MEC) para não prejudicar os estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em novembro. O horário de verão estava previsto para começar no dia 4, justamente a data da primeira prova do Enem.

E a segunda prova foi marcada para o domingo seguinte, dia 11.

O horário de verão deveria começar em outubro, mas para não coincidir com a data das eleições, o presidente Michel Temer assinou um decreto ao final de 2017 que adiou o período para novembro. O primeiro turno está marcado para o dia 7 agora, próximo domingo, e o segundo turno para o dia 28.

Pois bem!

A data da prova objetiva do XXVII Exame de Ordem cai, exatamente, no dia 18 de novembro, quando então terá início o horário de verão.

Fica o alerta, feito agora com muita antecedência, para que vocês não cometam o erro de perder a prova.

Não é a primeira vez, no Exame de Ordem, que isso acontece. Já ocorreu em uma outra oportunidade, não me lembro em que edição. Na época alertei bastante os candidatos e, ainda assim, tivemos problemas. 

Não muitos, é verdade, mas um pouco mais do que o convencional.

E a OAB pode mudar a prova por causa disto?

Sinceramente? Eu acho altamente improvável. Para a prova não muda muita coisa, porquanto trata-se de uma mudança tão somente de horário. Talvez a Ordem solte um comunicado e nada além. 

Trocar a data da prova custa caro para a OAB e a FGV, e eles não vão assumir esse custo com toda certeza, especialmente após o prejuízo que a greve dos caminhoneiros gerou no XXV Exame.

Portanto, na transição do dia 17 para o dia 18 de novembro, vou alertá-lo mais uma vez para que ninguém perca a prova.