Bolsonaro questiona o Exame da OAB: "prova para fazer boys de luxo"

Segunda, 26 de novembro de 2018

Bolsonaro questiona o Exame da OAB:

Ontem o presidente eleito Jair Bolsonaro demonstrou que não tem simpatia nenhuma pelo Exame da OAB. 

Questionado sobre a ideia do futuro Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), de criar um exame de certificação para médicos formados no Brasil, o futuro presidente a rechaçou, logo após participar de um evento na escola de Educação Física do Exército, no Rio:

"Sou contra revalida para médicos brasileiros. [Mandetta] está sugerindo o revalida com certa periodicidade, mas eu sou contra porque vai desaguar na mesma situação que acontece com a OAB"

Na sequência, Bolsonaro questionou o Exame de Ordem:

"Nós não podemos formar jovens no Brasil, cinco anos no caso dos bacharéis em direito, e depois submetê-los a serem advogados de luxo em escritórios de advocacia", completou ele, corrigindo sua explicação em seguida: "Advogados de luxo, não. Boys de luxo em escritórios de advocacia."

Para Bolsonaro é que, com a criação de uma certificação para o setor, médicos formados e reprovados no exame acabariam impedidos de exercer a profissão, tal como acontece com o Exame de Ordem.

Vejam o vídeo no site do G1 - Google Play

Os "Boys de Luxo" na verdade são os bacharéis em Direito que não conseguem passar no Exame da OAB. Eles têm o diploma mas não podem advogar. Logo, terminariam por ser "boys de luxo" em escritórios de advocacia.

Em entrevista publicada neste domingo no jornal "O Globo", Mandetta disse que o Congresso deveria debater a criação de uma prova para os médicos brasileiros.

"No mundo inteiro, depois do término da escola, o médico volta em cinco anos para uma recertificação. No Brasil, não existe nada. Vale o seguinte: 'Toma o diploma e vá ao mundo. Pode abrir cabeça, pode operar o coração...'".

"As pessoas falam que, se for colocar uma prova para saber se o cara sabe medicina ou não, seria só para o cara de fora. E o médico brasileiro? Eu sou favorável a que o médico brasileiro também faça", disse.

Bolsonato sempre foi, e isso publicamente, contra o Exame de Ordem. Seu posicionamento neste caso não surpreende.

Jair Bolsonaro reage a tentativa da OAB/RJ de cassar seu mandato

Deputado Bolsonaro diz que OAB defende o PT e escraviza bacharéis em Direito com seu "insano" Exame de Ordem

Bolsonaro tenta mais uma vez desapensar PL que acaba com a taxa de inscrição no Exame da OAB.

Vamos acompanhar essa história e ver no que vai dar.