publicado em 02/02/2019 às 08h47
Faltam 10 dias para o resultado do XXVII Exame de Ordem!

O tempo não para e torna mais próximo o momento que povoa a imaginação de 10 entre 10 candidatos que fizeram a prova do XXVII Exame de Ordem. Aproxima-se o momento da revelação da verdade, o momento da consagração!

Sim! Faltam somente 10 dias para o resultado, para o dia da verdade!

O frio na barriga começa a tomar forma nas entranhas de todos!

Os 10 dias podem parecer pouco, mas não, não é pouco. O tempo passa, mas a percepção é que ele está se arrastando.

Para o bem ou para o mal agora começa, de verdade, a contagem regressiva para o dia 12/02.  E esperar é verdadeiramente angustiante. Na véspera mesmo vocês vão respirar, comer e beber o resultado da OAB, como se não existisse outra coisa neste mundo.

E o que esperar do resultado do XXVII Exame de Ordem?

As estatísticas tendem a ser mais generosas com quem é aprovado na 1ª fase, comparando com quem vem da repescagem.

A média geral de aprovação dos candidatos da 2ª fase é de 47,4%.

A média de aprovação de quem vem da da 1ª fase é de 52%.

E a média de aprovação de quem vem da repescagem é de 42,8%.

O percentual de reprovação na 2ª fase parece feio, mas é para os candidatos que não tiveram uma boa preparação ou não estudaram tanto assim. Claro, temos um percentual de bons candidatos que sucumbem, ou por problemas de nervosismo, ou porque a banca foi ingrata ou a correção um lixo.

A última segunda fase não teve tantos problemas na identificação das peças, mas teve a questão do direito material, como um todo, ter sido mais puxado.

Curiosamente, a sensação dos candidatos na 2ª fase do XXVI não foi boa,e  a expectativa não era das melhores. Contudo, contrariando as percepções, o percentual de aprovação foi o MAIOR de todos os tempos:

XXVI Exame tem a melhor 2ª fase de toda a história da OAB

Na prática só saberemos de verdade o que foi o XXVII Exame no dia 12, quando poderemos avaliar as estatísticas e, a partir daí, ter a real dimensão do que foi a prova.

A hora da verdade está chegando! Preparem-se!