Faculdade cria curso superior para carreira de Youtuber

Quarta, 8 de julho de 2020

Faculdade cria curso superior para carreira de Youtuber

Eis que surge o primeiro Curso Superior de Tecnologia em Formação para Youtuber.

E o foco do curso explícito: capacitar o desenvolvimento profissional e pessoal na área de influenciadores digitais!

O curso foi lançado pela Unip e tem 2 anos de duração.

A ideia deste curso representa um grande "sinal dos tempos", ou seja, o surgimento de profissões atreladas ao desenvolvimento tecnológico e ao surgimento de novos nichos. 

Não são raros hoje em dia os influenciadores digitais, que alcançam status social (e também, em alguns casos, muito dinheiro), se expondo na internet, especialmente no Instagram, Tiktok e, claro, o Youtube.

Recentemente, inclusive, o youtuber Felipe Neto (muito bem sucedido como influenciador digital) foi convidado pelo CFOAB para tratar da questão das fakenews:

Felipe Neto e OAB debatem atuação conjunta contra fake news

A proposta do curso é permitir que os futuros influenciadores possam atuar na produção de conteúdo nas mais diversas áreas, como  jogos, entretenimento, fitness, culinária, moda e beleza, publicidade, jornalismo, esportes, conhecimentos gerais entre outros, além de também poder atuar na gestão de mídias sociais, planejamento estratégico, marketing digital e pessoal.

Conferi a grade curricular do curso e confesso que o achei meio generalista. É o mesmo mal que aflige o infame curso de Gestão de Serviços Jurídicos, Notariais e de Registro, que simplesmente não tem serventia no mercado jurídico, mas que muitas instituições insistem em ministrar, mesmo após a OAB tentar (inutilmente) impedir a abertura deste tipo de curso.

Confiram a grade curricular do Curso Superior de Tecnologia em Formação para Youtuber:

Grade curricular

E compensa fazer esse curso?

Eu acredito que um curso de Propaganda e Marketing seria mais interessante, mas a questão da duração (e o preço) entre um e outro é considerável. Depende muito do propósito de cada interessado.

Imagino que quem sonha em ser um influenciador digital não queira perder muito tempo.