Exame de Ordem 2010.2 - Primeira análise da nova prova da OAB/FGV

Domingo, 26 de setembro de 2010

O Exame de Ordem mudou!! E mudou bastante!

Obviamente que já sabíamos disso há algum tempo, pois o Cespe cedeu seu lugar para a FGV, mas agora, analisando a prova objetiva, a mudança é palpável, é concreta.

O Cespe agora é 100% passado.

E o que mudou? Quais as primeiras impressões da prova?

1 - A prova manteve 100 questões, cada uma com quatro assertivas possíveis (a, b, c e d), sendo que os candidatos não precisaram optar entre itens, tal como escolher entre os itens I e II, II e IV;

2 - A formulação dos enunciados não guardou nenhuma similitude com as provas do Cespe, tampouco repetiu a estrutura organizacional de outras provas da FGV;

3 - Os enunciados, de um modo geral, foram mais extensos do que os dos Exames anteriores, tendo sido exigido muito raciocínio jurídico. As respostas eram encontradas não só na lei, mas também em boa parte na doutrina e, em menor grau, na jurisprudência. Ou seja, a prova fugiu do dogmatismo do Cespe;

4 - Os enunciados, em sua maioria, eram apresentações de casos em concreto, sendo que o candidato deveria escolher entre a assertiva mais adequada;

5 - A prova foi sem armadilhas ou peguinhas. Foi uma prova honesta e, sem sombra de dúvidas, muito bem elaborada;

6 - Pelo o que levantei aqui, muito dificilmente uma questão será anulada. A prova foi muito bem feita;

7 - Foi uma prova difícil. Mas também passou muitíssimo longe do absurdo que foi a última prova objetiva. Ela foi difícil por exigir mais da parte conceitual dos candidatos, e certamente apresentou uma abordagem bem diferente do que até então era a prova objetiva. Todo mundo estranhou esse tipo de prova, o que é bem natural.

Na minha ótica, o Exame de Ordem mudou, e para melhor. A prova aparentemente foi irretocável sob o aspecto técnico.

Claro que isso não serve de consolo pelo fato dela ter sido difícil, mas seu nível inequivocamente subiu. As reclamações de outrora não deverão subsistir, afora, claro, seu grau de dificuldade, mas isso é outra história.

De toda forma, os professores do Portal Exame de Ordem estão neste instante elaborando o nosso gabarito extraoficial, e dentro de mais uma hora (estimativa) iremos publicá-lo aqui.

Por volta das 21:30, o professor Renato Saraiva irá transmitir AO VIVO do Rio de Janeiro, nossa mesa redonda sobre a prova de hoje, com a presença de vários professores do Portal, com ACESSO LIVRE para todos os internautas. Não percam!!!

Quem quiser debater a prova pode fazê-lo na nossa COMUNIDADE DO ORKUT, ou na nossa COMUNIDADE NO FACEBOOK.

E NÃO deixem de  participar do sorteio de 10 cursos online preparatórios para a 2ª fase do Exame de Ordem 2010.2, de livre escolha, só precisa se cadastrar no Portal, fazendo-o neste link aqui: Cadastro no Simulado. Vocês podem se cadastrar até o meio-dia do dia 27/09. Quem já faz algum curso no Portal ou tem um cadastro antigo já está participando.

Em breve mais sobre o Exame de ORdem 2010.2 - Não saiam daí!!