Distrito Federal libera retorno das aulas presenciais

Quinta, 2 de julho de 2020

Distrito Federal libera retorno das aulas presenciais

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, em edição extra do Diário Oficial do DF de hoje (2/7), o cronograma com a reabertura de atividades, incluindo as escolas públicas e privadas.

Colégios, universidades, faculdades da rede de ensino privada podem voltar a funcionar a partir do próximo dia 27. E a data para retorno das unidades públicas é 3 de agosto.

O Distrito Federal foi, no início da pandemia, a unidade da federação que primeiro decretou um lockdown, servindo de modelo para os estados.

Trata-se de um indicativo para o que eventualmente irá acontecer em outros estados.

Analisando o contexto hoje, os estados de Goiás e São Paulo seriam hoje os óbices para a aplicação do Exame em 30 de agosto:

Novo Decreto inviabiliza o Exame de Ordem em Goiás

Aulas em São Paulo só voltam em setembro: OAB pode adiar 2ª fase novamente

A decisão, contudo, pode ser vista por muitos como precipitada. Uma quantidade considerável de examinandos prefere ver um novo adiamento da prova, em razão da falta de segurança.

O governador, contudo, está pagando para ver. Ibaneis disse que o coronavírus será tratado na capital federal como uma ?gripe? a partir de agora. Ainda segundo ele, esse deveria ter sido o procedimento desde o início da pandemia.

É cedo, muito cedo, para saber se este tipo de postura será adotada por outros governadores. Este mês de julho será decisivo para sabermos se teremos a prova no dia 30/08.