Definindo o conteúdo certo a ser revisado na reta final!

Segunda, 4 de março de 2019

Definindo o conteúdo certo a ser revisado na reta final!

Qual o conteúdo a ser revisto agora, neste período que antecede a prova do XXVIII Exame de Ordem?

Essa é uma pergunta fundamental considerando o tempo restante e a necessidade de estudar certo para a próxima prova.

Duas semanas para a 1ª fase: É tempo de iniciar as revisões!

E o que é "estudar certo"?

Falando em revisar, QUINTA-FEIRA começa a MEGA Revisão:

O Jus21 vai promover uma grande revisão dos principais conteúdos da prova objetiva do XXVIII Exame de Ordem: MEGA REVISÃO JUS21!

Dos dias 07 a 16/03 teremos transmissões recheadas de dicas pensadas de forma estratégica para os alunos fixarem os principais tópicos para a prova objetiva. Os professores do Jus21 vão trabalhar de forma didática e objetiva o que realmente interessa para os candidatos.

As transmissões serão online e gratuitas!

As transmissões terão início no dia 07/03 e irão até o dia 16/03, véspera da prova.

Estudar certo é simplesmente escolher as disciplinas que irão oferecer o melhor retorno em termos de majoração de nota. A percepção da majoração, inclusive, produz um impacto emocional positivo, pois o candidatos percebe a evolução e vai para a prova mais confiante.

O nervosismo tem três facetas extremamente problemáticas na hora da prova:

1 - Atrapalha a plena compreensão de sentido do enunciado de um problema e de suas alternativas;

2 - Aumenta as chances de "esquecimento" do conteúdo estudado (o famoso branco);

3 - Oblitera o processo de tomada de decisões, desperdiçando o tempo.

As três facetas acima são prejudiciais por si mesmas e de um modo geral o candidato só toma plena consciência de suas consequências logo após a prova.

As prioridades na revisão para a prova objetiva da OAB!

A outra é de ordem estritamente técnica: aumentar o volume de conhecimentos, sem perder nada durante o processo, até o dia da prova.

O que estudar faltando tão pouco tempo?

Perguntinha difícil essa, pois cada um bem sabe onde estão as lacunas no conhecimento, ou, em bom português, onde o bicho está pegando!

Eu não tenho dúvidas em afirmar que boa parte do tempo agora deve ser dedicado á resolução de exercícios, muitos exercícios.

Tentativa, erro, compreensão do erro, nova tentativa, acerto, fixação do conteúdo. A resolução de exercícios nada mais é do que jogar a mente dentro da lógica da FGV e habituar o examinando a própria dinâmica da prova.

Provas anteriores da OAB

Nada como ERRAR na resolução de um exercício para identificar onde estão as falhas. De um modo geral, os temas, em maior ou menor grau, são repetidos ao longo da aplicação das provas. Com certeza vocês irão identificar isto no próximo dia 18, em especial se resolverem muitos exercícios anteriores.

FUNDAMENTAL: Mais vale agora resolver menos exercícios e entender as causas dos erros do que resolver muitos exercícios mas sem investigar o que deu errado.

Dentro do atual cronograma de estudos de vocês incluam um tempo para a resolução diária de exercícios. O ideal, para começar, é incluir umas duas horas nessa atividade. A familiarização com o sistema de resolução de exercícios (incluindo aí a repetição de exercícios) é um passo importantíssimo.

E o estudo doutrinário?

Priorizar o que já se sabe ou atacar um conteúdo mais árido? Esta é uma pergunta recorrente entre os candidatos.

Atacar um conteúdo mais árido faltando tão pouco tempo pode passar a impressão de desperdício de esforço. O candidato vai estudar uma disciplina que não gosta, avança lentamente em sua compreensão e começa a achar que seria mais útil estudar outra coisa. Isso é mais comum do que vocês imaginam!

Uma verdade: não dá, nesta altura do campeonato, para abraçar todo o conteúdo mundo. Tola ilusão...

O ideal é eleger duas ou 3 disciplinas mais complicadas e pronto. O importante é conseguir projetar de forma aproximada quantos pontos são possíveis fazer com a atual bagagem e quantos pontos seriam acrescentados ao se estudar essas uma ou duas disciplina extras.

DICA: estudem o conteúdo mais árido, mais complicado, e separem as questões destas disciplinas em 3 ou 4 lotes. Comparem o desempenho entre o 1º e o último lote após estudarem a disciplina.

Explico!

No 1º lote de questões vocês vão ter um desempenho, naturalmente, pior. Ao longo do processo de leitura e estudo, o desempenho tende a melhor com a absorção do conteúdo. No último lote, de questões ainda não resolvidas, o incremento no desempenho é o sinal de que o conteúdo está sendo absorvido.

Com essa percepção a segurança da evolução é certa, e isso também serve para acalmar os nervos.

Tenho para mim que a margem de segurança ao se resolver provas anteriores e simulados é de pelo menos 47 questões, considerando aqui a resolução no sistema de simulado ou de uma prova completa. Sempre é preciso ir para a prova tendo uma "gordurinha" para queimar. A meta é atingir os 40 pontos, mas o desempenho deve visar um patamar acima dos próprios 40 pontos, afinal, errar é humano e é muito comum na prova da OAB.

No mais, foco nos estudos e ZERO de desperdício de tempo!

Faltam 13 dias para a prova!