Datas e perspectivas de anulações no XXIV Exame de Ordem

Segunda, 20 de novembro de 2017

Datas e perspectivas de anulações no XXIV Exame de Ordem

A prova de ontem, seguramente, não pode ser vista como a catástrofe que foi a prova objetiva do XXIII Exame. Mas também não foi nenhum passeio no parque: foi uma prova bem difícil!

Seguramente, pelo visto nas redes sociais, a aprovação foi maior se comparada com a prova passada. O quão maior saberemos apenas no momento da divulgação do resultado preliminar.

A FGV nitidamente apostou no aumento dos enunciados das questões para, ainda mais, cansar os examinandos. Muito provavelmente esta foi a prova com as questões mais extensas de todo o Exame Unificado. Tanto assim foi que os cadernos de prova vieram "desconfigurados", pois os espaços em branco nas folhas de prova foram muito claros, prova da dificuldade do formatador em encaixar as questões nas páginas, fruto da extensão das questões.

Isso é o resultado direto da redução das questões da prova de 100 para 80. A redução foi apenas para "inglês ver", pois na prática o tempo de 5 horas continuou sendo o limite mesmo com a redução, supostamente feita para os candidatos aproveitarem melhor o período de prova.

O fato é que as questões problematizadoras, aquelas cujo enunciado é apresentado com uma situação-problema, passaram a ser predominantes na 1ª fase, em detrimento das questões conceituais, com enunciados mais simples.

Vamos ver agora a cronologia restante da prova:

Datas e perspectivas de anulações

De hoje até o dia do resultado preliminar nós temos 14 dias.

De hoje até o dia da prova subjetiva, em janeiro, nós temos 62 dias. É um lapso de tempo bem adequado para uma preparação completa para a prova subjetiva.

Quem foi aprovado não deve perder tempo: quanto maior o intervalo de tempo estudando, melhor para a compreensão de todo o conteúdo da prova.

O Jus21 tem os cursos certos para quem quer se preparar com intensidade para a 2ª fase.

Cursos para a 2ª fase do XXIV Exame de Ordem:

O Curso Preparatório de Direito Penal para o XXIV Exame de OrdemGeovane Moraes, Taciana Giaguinto e Anderson Costa;

O Curso Preparatório de Direito do Trabalho para o XXIV Exame de OrdemKelly Amorim e Maria Inês Gerardo;

O Curso Preparatório de Direito Civil para o XXIV Exame de OrdemAna Flávia Borges, Frederico Fleischer e João Augusto Castro;

O Curso Preparatório de Direito Tributário para o XXIV Exame de OrdemTatiana Scaranello e Fabiana Del Padre Tomé;

O Curso Preparatório de Direito Administrativo para o XXIV Exame de OrdemAna Paula Blazute.

O Curso Preparatório de Direito Constitucional para o XXIV Exame de Ordem - Francisco Mário e Rodrigo Rabello

Aproveitem essa chance com cursos INTEGRALMENTE NOVOS, modernos, ESPECÍFICOS para o XXIV Exame, que proporcionarão uma preparação profunda e completa para os candidatos. A preparação profunda e integral envolve tanto a abordagem teórica como a prática oferecidas de forma concomitante, exatamente para proporcionar a apreensão completa do conteúdo da disciplina e as especificidades da 2ª fase.

Mas, afinal, dá para ter esperanças de anulações?

Eu sempre sou muito cauteloso nessa hora, pois a regra ultimamente tem sido da Ordem não anular nada. A última prova foi a demonstração definitiva de que a OAB pouco se importa com reprovações em massa ou não.

A má-vontade de anular qualquer questão na prova anterior, mesmo com um altíssimo percentual de reprovação (86,65%), demonstra que a OAB perdeu os pudores e não se importa em anular nada.

E se vocês olharem bem o histórico de anulações, é nítida a tendência da banca de não anular nada.

Todavia, não quer dizer que algo não seja anulado. A hipótese nunca deve ser descartada.

Hoje e amanhã analisaremos todas as possibilidades. Onde couber recurso nós o faremos.

Mas, é importante frisar, a análise é criteriosa: fazer recurso por fazer não é algo legal, pois vende apenas uma perspectiva distante de possibilidade de sucesso, e aumenta ao extremo a frustração quando as coisas não dão certo.

Quanto às anulações, ao longo do dia vamos apresentando mais subsídios para vocês.