Concurseiro mais novo do país tem 11 anos e estuda para ser promotor

Quarta, 19 de agosto de 2020

Concurseiro mais novo do país tem 11 anos e estuda para ser promotor

A repercussão da história de Otavio Brito, que ficou nacionalmente conhecido como o concurseiro de 11 anos, morador de Águas Claras/DF, foi grande nas redes sociais!

A entrevista que a família do ?concurseiro mirim? concedeu, em primeira mão, ao Papo de Concurseiro, e publicada nesta terça-feira (18/8), deu o que falar. O garoto, que é apaixonado por direito, sonha em prestar concurso público para ser um dia promotor e ainda dá dicas sobre concursos em suas redes, é definitivamente um dos assuntos do dia.

Para se ter ideia, Otavio começou o dia com menos de 1.000 seguidores no Instagram. Agora, a quantidade quase quintuplicou ? e esse número só cresce.

Nas redes sociais, muitas pessoas parabenizaram a iniciativa do garoto e desejaram ter tido o mesmo foco e perseverança desde tão cedo, outros acabaram criticando a atitude, argumentando que Otavio estaria ?perdendo a infância? ao se dedicar para os estudos de direito e concurso para promotor.

Mas o pai dele, o policial militar Miqueias, garante que ele está só sonhando alto: ?Estamos usando essa hashtag, de concurseiro mais novo do Brasil, mas o pessoal está achando que ele está fazendo prova para concurso público, com rotina de concurseiro, isso é um absurdo, não é verdade?.

Veja alguns comentários:

?Você vai longe, terá um futuro brilhante pela frente! Parabéns pelo foco!?

?Tô apaixonada nessa criança, parabéns, Otávio, você certamente será um excelente profissional?

?Crianças em outros países: estudo para ser astronauta, médico, cientista, musicista ? No Brasil CONCURSEIRO aos 11 anos?

?11 anos e já se declara concurseiro? para meus filhos vou fazer chá de revelação para a carreira (e não para o sexo) e, depois, vai ter o chá de Vade Mecum (e não de fralda)?

?Não romantizem isso, uma criança de 11 anos não deveria estar se preocupando em arranjar um emprego, deixem o garoto ter uma infância e se preocupar só com a escola dele. Se a vida de concurseiro já é estressante pra maiores, imagina pra uma criança?
 

?Um encanto de menino?
De acordo com a promotora do MPDFT Larissa Luz, que fez nesta segunda-feira (17/8) uma live com Otavio, eles se conheceram há uns meses, quando ele começou seguí-la no Instagram profissional. ?Ele me contou que o sonho dele era ser Promotor de Justiça. Me pediu para fazermos uma live juntos e eu fiquei de combinar com o pai dele direitinho. Nos últimos dias conseguimos organizar e ele ficou todo feliz. Achei linda a história dele, porque tem um sonho tão certo em tão tenra idade. Dá pra ver nos olhos dele que é realmente um sonho que ele almeja conquistar. Fizemos a live ontem, combinei com os pais um roteirinho para ficar leve e infantil. Ele se comportou super bem, educadíssimo, à vontade??

Sobre os comentários criticando os estudos para concurso precoce, Luz diz que eles conversamos sobre as coisas que ele gosta de fazer, esportes, Netflix, entre outras coisas de criança. ?Ele não está perdendo a infância, pois é uma criança muito feliz e orientada pelos pais. Está apenas sonhando com o futuro, nada mais! Fez perguntas simples de curiosidade de toda criança que quer saber mais sobre ?o que vai ser quando crescer. É um menino muito estudioso, feliz, que brinca, pratica esportes? Uma criança como outra qualquer que tem um sonho! Um encanto de menino!?

?O que chama atenção é a determinação dele, ainda é muito criança, pode mudar de ideia, pode querer ser outra coisa quando crescer, não importa, o que importa é que essa vontade de fazer as coisas acontecerem é que vai levá-lo para a conquista de qualquer sonho,? completou a promotora.

Repercussão
Otávio super comemorou a entrevista que deu ao Papo de Concurseiro: 

O garoto recebeu diversos elogios e incentivos de populares e de pessoas influencers também, veja:

Mas, por outro lado, a pouca idade de Otavio surpreendeu internautas e especialistas, que também se manifestaram para demonstrar preocupação com a infância do garoto. Veja alguns comentários feitos no Twitter:

Além do promotor de justiça Cleber Masson, outra figura importante criticou o caso. Veja abaixo o que o Deputado Distrital e ativista Max Maciel postou sobre a entrevista:

Outras pessoas da rede também reagiram negativamente à história de Otavio:

A história também rendeu diversos memes pelos internautas de plantão:

Apesar de toda repercussão, Lorena, mãe de Otavio, deixou claro que o que o menino tem é apenas um hobby, que é o que ele adora fazer e que não é uma obrigação. A família disse também que as prioridades dele são as mesmas que qualquer criança deveria ter: estudar e brincar.

Fonte: Correio Braziliense