Como calcular as chances de sucesso nos recursos da OAB?

Quinta, 11 de julho de 2019

Como calcular as chances de sucesso nos recursos da OAB?

Muitos candidatos, em um momento como o atual, em que a dúvida e a esperança andam de mãos dadas em função da perspectiva das anulações, ficam suscetíveis a toda sorte de influências, e com isso podem tomar decisões que mais para frente revelar-se-ão equivocadas.

E nós não queremos isso, não é?

Então prestem atenção:

1 - A quantidade de recursos feitos por cursinhos não representam NADA na lógica das anulações na 1ª fase. Ou seja, não é porque elaboraram 7 ou 8 recursos por aí que teremos essa mesma quantidade de anulações. Na realidade, isso sequer significa que teremos quaisquer anulações.

Notícias exclusiva sobre recursos e anulações? Confiram no Whats do Blog - 61-99314.4383

Conclusão: Não se empolguem com quantidades. Elas não representam nada.

E o histórico recente de anulações não me deixa mentir:

2 - Não basta só que a banca anule 2 ou 3 questões. É preciso que ela anule questões que vocês erraram!

Há muito tempo, não me lembro em qual edição (mas possivelmente na época do CESPE), uma candidata precisava de apenas uma simples anulação para ir para a 2ª fase. A banca anulou CINCO questões, e nenhuma daquelas que ela precisava. 

Logo, ela ficou reprovada mesmo.

E aí entra o campo das probabilidades: é preciso que a banca anule o que vocês tenham errado, e é necessário, por ÓBVIO, que ao menos as questões passíveis de anulação tenham sido erradas.

Uma regra: o número de anulações na 1ª fase da OAB nunca corresponde ao volume de recursos apresentados e o errado pode ser visto como certo.

Vejamos agora o quadro de probabilidades de aprovação em razão do número de questões anuladas:

Candidato com 39 pontos - Se a OAB anular uma questão, a probabilidade de que essa questão seja uma das que você errou é de 50%. Se anular duas, 75% e se anular três, 95% de chances.

Candidato com 38 pontos - Se a OAB anular duas questões, a probabilidade de que essas questões sejam duas das que você errou é de 25%. Se anular três, 50%, e se anular quatro, 75% de chances.

Candidatos com 37 pontos - Se a OAB anular três questões, a probabilidade de que essas questões sejam três das que você errou é de 7,5%. Se anular quatro, 25%, e se anular cinco, 50% de chances.

3 - A banca tem um perfil, ou seja, ela não encampa qualquer recurso. 

No XXIV Exame, por exemplo, o Blog foi o único a apostar na anulação da questão do erro material, e foi essa exatamente a questão anulada.

E foi anulada porque dava margem para o equívoco. Uma outra questão, no XXVI, que também tinha um erro material (a troca de juiz para juíza), só que o enunciado foca na DECISÃO a ser atacada, e não no personagem da narrativa. Logo, tratou-se de uma falha que não induz ao erro de interpretação. Obviamente a questão não foi anulada.

O Blog preparou 3 recursos para a prova objetiva do XXIX Exame de Ordem. Considerando tudo o que escrevi, só trabalho com recursos com chances reais de sucesso em função do perfil da banca.

 

Abaixo os recursos já elaborados pelo Blog:

XXIX Exame de Ordem: Recurso Direito Ambiental - Recurso elaborado ainda na madrugada do domingo da prova para a segunda-feira. A questão tem sem a menor sombra de dúvida duas alternativas corretas. Alta probabilidade de anulação.

XXIX Exame de Ordem: Recurso Direito Civil - Recurso elaborado pela professora Marina, com excelente chance de anulação.

Prova da Ordem tem questão repetida de concurso público - Recurso elaborado na segunda-feira. A questão em si não está errada: tecnicamente ela não tem vícios. Contudo, ela é uma cópia descarada de uma questão da Cesgranrio, aplicada no concurso para advogado júnior da Petrobrás em 2012. Na minha ótica, essa cópia é vergonhosa e a OAB não deve deixar passar batido. Alta probabilidade de anulação.

Apesar de ter feito 3 recursos, e reputá-los com bons, ainda continuo achando difícil que a OAB anule 3 questões.

Evidentemente, respeito o posicionamento de outros que apontam mais questões problemáticas, entretanto, por conhecer bem a banca, eu não consigo me estender além deste recursos. Não que as questões não tenham vícios: o problema é a banca achar isso também.

Esse é o drama!

Mas vamos continuar lutando. Dia 15, próxima segunda, abrirá o prazo recursal para esta primeira fase e vamos continuar orientando vocês da melhor forma possível.