Autorizado concurso para a Polícia Civil do DF: 1.800 vagas para Agente

Quinta, 5 de setembro de 2019

Autorizado concurso para a Polícia Civil do DF: 1.800 vagas para Agente

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), autorizou hoje (05/09/2019) a realização de concurso para a Polícia Civil (PCDF).

Serão 600 vagas imediatas1.200 como cadastro reserva para Agentes de Polícia, além de 300 vagas para escrivães. Ou seja, estão confirmadas 2.100 vagas no total.

O próximo estágio do concurso será a publicação da portaria autorizativa no DODF. Na sequência será implementado o processo de escolha da banca organizadora. 

Não existe ainda uma data exata para a publicação do edital. O prazo, segundo o documento que autoriza o lançamento, é de 180 dias, ou seja, até março de 2020

Entre a publicação do edital e a prova devem passar de dois meses e meio a três. 

Ou seja: DÁ PARA SE PREPARAR!

O Jus21 tem o curso certo para este concurso:

O curso do PROJETO ALFA do Jus21 destina-se a todos aqueles que irão prestar concurso para os cargos de investigador, agente, escrivão, auxiliar de perícia criminal e agentes do sistema prisional.

Indo muito além de um simples curso preparatório, foram agregadas as principais ferramentas necessárias para otimizar seus estudos e obter o maior rendimento possível e a melhor relação ensino ? aprendizagem, além de um acompanhamento individualizado e personalizado.

Participando do PROJETO ALFA ? TURMA 2019.2 ? vocês terão:

1 - Aulas teóricas e aprofundadas sobre os assuntos cobrados pelas principais bancas, com alguns dos mais experientes professores para concursos policiais do país;

2 - Material didático exclusivo em PDF, com o resumo dos assuntos tratados pelos professores, esquemas, gráficos, jurisprudências e muitas outras informações para que você possa acompanhar as aulas e revisar posteriormente todas as aulas;

3 - Módulo de treinamento intensivo de questões, onde serão disponibilizadas em PDF centenas de questões que serão todas resolvidas em vídeo pelos professores, permitindo que você não só fixe muito mais o conteúdo das aulas teóricas, como possa estar preparado para as particularidades das mais diversas bancas;

4 - Acesso a lista de transmissão exclusiva de Whatsapp, coordenada pelo Professor Geovane Moraes, para manter você informado de todas as alterações legislativas e principais decisões dos Tribunais Superiores que sempre são cobradas pelas bancas.

5 - Acompanhamento dos professores através do nosso plantão de dúvidas, onde você poderá interagir com eles e tirar todas as dúvidas que surjam ao longo dos seus estudos;

6 -  04 (quatro) simulados de avaliação individual de desempenho, seguindo os principais modelos de questões ? Verdadeiro ou  Falso / Múltipla Escolha ? com correção automática e ranqueamento, dentro de nossa plataforma exclusiva de simulados.

7 - Vídeos de orientação para o TAF ministrados pelo professor Flaviano Moraes;

BÔNUS EXCLUSIVO ? ACOMPANHAMENTO INDIVIDUALIZADO DE MENTORIA.

Neste acompanhamento, feito de forma personalizada e individualizada pela Professora Letícia Barros, você irá dispor:

1 - cronogramas quinzenais de estudo, para que você possa ajustar a sua preparação ao tempo que tem disponível e obter os melhores resultados na relação ensino aprendizagem;

2 - indicação de materiais complementares de estudo e indicação dos concursos que melhor se adequam ao seu perfil;

3 - contato direto via whatsapp para eventuais dúvidas referentes ao cronograma e aos materiais de estudo;

4 - Cronogramas enviados por 4 meses contados a partir da data da sua matrícula;

Uma preparação completa e diferenciada para quem quer estudar forte para o concurso de agente da PCDF.

E o Provimento oferece uma mentoria muito, mas muito aprofundada para quem quer exercer o controle total de seu processo de preparação. O ALFA MASTER!

Além do Projeto Alfa 2019.2, os alunos do ALFA MASTER terão um acompanhamento personalizado com um profissional com larga experiência em metodologia de estudos e contará com uma gama de ferramentas para extrair de si a melhor preparação possível!

Cliquem no link e confiram o ALFA MASTER do Provimento.

Na solenidade de hoje pela manhã foram nomeados 83 peritos criminais para a corporação. Outro ponto foi a convocação de 100 de candidatos aprovados para oficiais da Polícia Militar e de 750 praças da PM, serão chamados em janeiro de 2020. O governador também entregou 122 novas viaturas para apoiar futuras investigações.

Na sexta-feira da semana passada (30/08/2019), o governador nomeou 82 aprovados no concurso público da Polícia Civil para o cargo de perito criminal. Os nomes dos novos servidores foram publicados em edição extra do Diário Oficial do DF daquele dia.

Atribuições dos cargos do concurso:

Agente da Polícia Civil

1 - Realizar atividade de nível superior, envolvendo investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais

2 - Coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública;

3 - Executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigações;

4 - Dirigir veículos automotores em serviços, ações e operações policiais.

5 - Executar demais serviços de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

Escrivão

6 - Cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, processos administrativos e demais serviços cartorários de apoio a autoridade policial.

O cargo de Agente tem como remuneração inicial o valor de R$ 8.284,55, podendo progredir até R$ 13.096,69, descontados os benefícios.

Estes valores e mais outros, vinculados aos demais cargos da PCDF, podem ser conferidos na tabela abaixo:

Fonte: Portal da Transparência do DF

O último concurso para a PCDF foi em 2013 e teve as seguintes etapas:

O concurso de 2013 foi constituído de duas etapas. Você pode conferir o organograma de todo o processo seletivo logo abaixo:

Primeira Etapa

1 - Prova objetiva ? Conhecimentos básicos

2 - Prova objetiva ? Conhecimentos específicos

3 - Prova discursiva

4 - Prova de capacidade física

5 - Exames biométricos e avaliação médica

6 - Prova prática de digitação (apenas para escrivão)

7 - Avaliação psicológica

8 - Sindicância de vida regressa e investigação social

9 - Avaliação de títulos

Segunda Etapa - Curso de formação profissional:

1 - 448 h/a (Escrivão)

2 - 152 h/a (Agente)

Confiram as disciplinas exigidas no último concurso para agente de polícia:

1 - Língua Portuguesa

2 - Noções de Informática

3 - Raciocínio Lógico

4 - Atualidades

5 - Noções de Direito Constitucional

6 - Noções de Direito Administrativo

7 - Noções de Direito Penal

8 - Noções de Processo Penal

9 - Legislação Específica

10 - Legislação Penal Extravagante

Quaisquer novidades sobre o concurso eu os avisarei.