As mentiras que você conta para si mesmo e que te levam à reprovação na OAB

Quinta, 27 de fevereiro de 2020

As mentiras que você conta para si mesmo e que te levam à reprovação na OAB

 Existe um rol de mentiras, de falsas percepções sobre si memso e sobre a prova que costumam conduzir à reprovação no Exame de Ordem. Mentiras que são próprias de quem está estudando e que vai fazer o Exame de Ordem.

Mentiras que prejudicam, que postergam o sonho da carteira vermelha.

Quais seriam elas?

1 - Mentir que "vai começar a estudar amanhã"

Procrastinar é, em última instância, mentir para si mesmo. Mentir que vai realizar um projeto em breve, substrato de um sonho maior.

Não existe, para o estudante, o "em breve" ou o "começo amanhã!" Só existe uma coisa, o "vou começar agora!"

A auto-promessa com data de início é uma mentira, e que atrapalha muito o desenrolar dos estudos!

Não existe o "estudar amanhã!" O estudo começa no momento em que você toma a decisão. Se a decisão não é convertida em ação, então você já começa procrastinando.

E a procrastinação tem o efeito de fazer com que nada aconteça. 

Nunca!

2 - Acreditar que não consegue a aprovação

Desistir é outra mentira que MUITOS examinandos contam para si mesmos. Por detrás de uma desistência está acrença de que não consegue ser aprovado.

Isso, de acreditar que não consegue ser aprovado, infelizmente temo condão de virar uma VERDADE.

Quem desiste concretiza a mentira que contou para si mesmo.

Trágico!

Todos nós temos o potencial de vencer a prova se nos dedicarmos de verdade.

Não deixem de ver: O novo Exame de Ordem: A última prova e os estudos para a próxima OAB

Uma verdade: a prova é mais fácil para uns do que para outros, e isto deriva do fato de quem uns têm uma melhor base.

Só isso!

Talvez a reprovação, ou algumas reprovações, mostrem que a graduação não foi tão boa assim, mas nada que não possa ser vencido com força de vontade e estudo.

Desistir é contar para si mesmo uma mentira cruel para a própria autoestima.

Amanhã, a partir das 21:00h, ao vivo pelo Youtube do Jus21 e pelo Instagram do @blogexamedeordem, vou conversar com vocês sobre como mentalizar corretamente a aprovação na OAB.

Uma live especial para quem vem de várias reprovações e está frustrado, para quem quer recomeçar mas não sabe por onde, quem está há muito tempo sem estudar e quem simplesmente tem medo do Exame de ordem.

Vamos entender os processos mentais, emocionais e motivacionais por detrás de uma preparação séria, dedicada e responsável, que conduza de fato o candidato a uma disciplina mental que lhe coloque no caminho REAL da aprovação.

3 - Não tenho tempo de estudar!

Tremenda mentira!

E é mentira porque o cansaço ou outras prioridades dão a impressão que de não é possível inserir na agenda um tempinho para estudar.

Mas é!

Não é fácil, evidentemente, vencer o sono ou o cansaço de um dia extenuante, mas nem mesmo isso é capaz de deter muitos que têm uma vontade MAIOR do que as próprias limitações do corpo.

Amanhã: 1º Simulado para o XXXII Exame de Ordem

Quantas e quantas histórias já tomei ciência de gente que trabalha de dia, faz faculdade à noite e ainda assim ESTUDA nem que sejam 2 horinhas por dia? Ou de gente que têm filhos, tripla jornada, um monte de contas para pagar, dificuldades pessoais de toda a ordem, mas sabem que um futuro melhor está intimamente atrelado ao sacrifício no hoje, no agora, para que o amanhã seja mais tranquilo?

Não diz que é fácil, e não é, mas está longe de ser impossível!

Tudo depende da dose de SACRIFÍCIO pessoal que cada um está disposto a dar.

Sair da zona de conforto para esse sacrifício DÓI. Sim! Fazer algo diferente, uma jornada extra de estudo quando o corpo e a mente estão quase no limite DÓI.

Mas, se está doendo, é porque você está indo na direção certa.

Se não doer é porque algo está errado.

Dói, mas é possível!

4 - Acreditar que material inadequado ajuda nos estudos

Vade mecuns desatualizados, vídeo-aulas piratas de cursos antigos, material "colaborativo", vídeos do youtube...

Tudo isso tem o imenso potencial para atrapalhar ao invés de ajudar!

E por uma razão simples: ou estão desatualizados, diante de um legislativo altamente produtivo como o nosso, ou não passaram por uma devida revisão.

E quem estuda com o material errado certamente enfrentará dificuldades na hora da verdade, pois uma informação velha é uma informação ERRADA!

E a banca pode perfeitamente buscar saber se o candidato está atualizado.

"Ah, mas o material de estudo é caro!"

Tal afirmação é muito relativa! Um material atualizado, e de QUALIDADE, tem um custo porque existem pessoas por detrás dele, atualizando-o e assegurando a sua correção técnica. Existe um esforço para que isto seja assim, e esse esforço tem um custo.

O que é bom, o que é confiável, atualizado, tem um preço.

O preço que vocês não encontram em materiais piratas, colaborativos ou desatualizados não é cobrado no bolso na hora da aquisição, mas sim cobrado na prova.

E aí, a reprovação cobra o seu preço, muitíssimo mais elevado do que o curso ou livro anteriormente barganhado.

Um preço muito caro.

5 - Estudar de qualquer jeito garantirá a aprovação

Estratégia!

Estratégia!

Estratégia!

Não há caminho mais certo para a aprovação do que criar para si uma estratégia de estudos!

Quando criei o Blog, mais de 10 anos atrás, levei como primeira experiência as estratégias que desenvolvi para mim mesmo e, com as várias provas que fiz, refinei esses conceitos para um conceito criado AQUI: a preparação estratégica para o Exame de Ordem!

Análise de desempenho prévio ao início dos estudos, análise de desempenho durante o processo de preparação, análise da natureza das questões da prova, metodologia adequada de estudo para a OAB, controle do aspecto emocional, gestão dos estudos, estudo estratégico em função do tempo.

Tudo pioneiramente criado aqui, e tudo com um único propósito: otimizar a preparação e tornar a aprovação mais próxima do candidato.

E criar isso foi sofrido,com base em muita experiência, testes e avaliações pessoais do que era ou não eficiente. Há uma história regada com suor por detrás de cada conceito.

Quando comecei a estudar para a minha OAB, em 2006, eu fazia análise de desempenhos semanais, e de tal forma consegui estabelecer o controle sobre o meu desempenho que nos meus simulados pessoais (ninguém ofertava simulados publicamente naquela época, outra inovação do Portal) eu sabia que faria entre 52 e 56 pontos na prova(no tempo em que eram 100 questões).

Tirei 54, exatamente dentro da margem que eu havia previsto.

Isso não foi resultado do acaso, e sim de uma previsibilidade ferrenhamente trabalhada.

Estudar de qualquer jeito é o caminho para o fracasso!

Adotar uma estratégia de estudo, concisa, clara, com método, avaliações periódicas e exercer a autocrítica permanentemente só pode produzir um único resultado: a aprovação.

Talvez a aprovação não venha de plano, mas inexoravelmente virá, pois com método, com a identificação das limitações, não há limitações ou pontos fracos que resistam.

6 - Fiz uma excelente faculdade e vou arrebentar na prova

Já colhi muitos relatos de candidatos reclamando que eram excelentes alunos em suas faculdades, e não entendiam comonão haviam passado na OAB.

Exame de Ordem não é uma extensão da graduação.

Seu histórico como aluno é indiferente para a prova.

Há de se considerar aqui o fato de que o nível de exigência das graduações em geral são distintos, e um bom aluno em uma faculdade seria um aluno mediano em outra. Depende da instituição.

O Exame de Ordem tende a igualar todos, pois a prova é a mesma indistintamente.

Não que o Exame seja um exame perfeito, apto a avaliar integralmente os conhecimentos jurídicos. Não é!

A prova da OAB é dogmática, conceitualmente pobre e exige DEMAIS a memorização de conceitos e da letra da lei, abarcando apenas uma parcela do conhecimento jurídico dos candidatos, e, em função de sua natureza, mnemônica em sua essência, que reprova tanto os candidatos.

Não confiem no fato de terem vindo de uma boa faculdade ou terem sido bons alunos. O Exame de Ordem tem suas características e é absolutamente indiferente ao histórico de notas da faculdade de vocês.

Tenham humildade ao enfrentarem o Exame que reprova praticamente 80% de seus inscritos por edição.