As melhores disciplinas para se estudar na reta final da OAB!

Quinta, 3 de outubro de 2019

As melhores disciplinas para se estudar na reta final da OAB!

Quais são as melhores disciplinas para se estudar nesta reta final da OAB?

Essa é uma pergunta interessante, pois essa informação pode revelar, em alguma medida, quais seriam as disciplinas mais "fáceis" na 1ª fase.

Mais ou menos, é claro!

Mas o mais importante nesses dados é identificar quais são as disciplinas que, nesta reta final, podem render mais para vocês.

Os dados abaixo, oficiais do Exame, envolvem a análise do desempenho de mais de um milhão de provas de candidatos, considerando o período estudado. Isso proporciona uma média estável para análise.

Vamos conferir o gráfico com o desempenho de TODOS os candidatos que fizeram o Exame nestas edições:

 

Em média, os melhores aproveitamentos na prova objetiva foram observados nas seguintes disciplinas: Estatuto da OAB / Código de Ética (65%), Direito do Consumidor (56%) e Estatuto da Criança e do Adolescente (54%). Com as menores taxas de aproveitamento, por sua vez, figuraram as seguintes disciplinas: Direito Penal (38%), Direito Internacional (37%) e Direito Empresarial (33%).

Vamos entender o porquê destes dados.

Ética, Consumidor e ECA são discipinas com um volume pequeno de conteúdo a ser estudado. Ética, é claro, tem um peso maior na 1ª fase (8 questões), sendo priorizada em massa pelos examinandos.

Na faixa entre os 40 e 50% temos o grosso das disciplinas, que representariam um desempenho médio. Aqui pesa o volume bem maior de conteúdo a ser estudado, em especial na disciplinas que fazem parte da 2ª fase, como Trabalho, Civil, Administrativo, Tributário e Constitucional.

As melhores disciplinas para se estudar na reta final da OAB!

Na próxima segunda-feira teremos a MEGA Revisão! E ela será imperdível!

Cadastrem-se no link abaixo:

MEGA Revisão Jus21 - Online e gratuita!

Já Penal, Internacional e Empresarial estão na rabeira. Curiosa é a distância entre Processo Penal (47%) e Penal (38%): o que explicaria tamnha discrepância. E isso considerando que essa disciplina briga com Trabalho pelo posto da mais demandada na 2ª fase da OAB.

De uma forma ou de outra, o gráfico mostra uma preferência média dos candidatos, considerando, claro, todos os examinandos que já fizeram a prova unificada.

Poderíamos dizer, agora que estamos na reta final, que faz sentido priorizar AGORA o estudo de Ética como também Consumidor e ECA. Apesar destas duas últimas oferecerem juntas apenas 4 pontos, a chance de acertas as duas questões em cada é bem significativa, caso o candidato realmente se esforce um pouco agora.

Mas sobre isto trataremos no momento certo, que será no início da próxima semana.

E, claro, vocês podem balizar o próprio desempenho médio a partir destas estatísticas.