Agressor de mulher foi aprovado no XXVII Exame e pode nem receber a carteira

Quinta, 21 de fevereiro de 2019

Agressor de mulher foi aprovado no XXVII Exame e pode nem receber a carteira

Preso em flagrante sob a acusação de tentativa de feminicídio, o estudante de Direito Vinícius Batista Serra, de 27 anos, passou na prova da OAB no último dia 12/02, quando foi divulgado o resultado preliminar do XXVII Exame de Ordem, somente quatro dias antes de ser detido por espancar a paisagista Elaine Caparróz, 55, durante um encontro no apartamento dela, na Barra da Tijuca.

Lista de aprovados no XXVII Exame de Ordem

Ele, no entanto, pode ficar sem a carteira profissional: a seccional do Rio de Janeiro destacou que não basta ter conhecimento jurídico, e informou que avalia se Vinícius tem "idoneidade moral" para atuar como advogado. Hoje, ele é inscrito como estagiário nos quadros da Ordem.

A OAB/RJ afirmou que tomará as providências cabíveis. Veja a íntegra de nota recentemente publicada:

Esclarecimento sobre caso de tentativa de feminicídio

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio de Janeiro, vem a público esclarecer que as providências legais acerca do condenável episódio protagonizado por um dos inscritos no quadro de estagiários da OAB/RJ, qualificado como tentativa de feminicídio pelas autoridades policiais, foram devidamente tomadas tão logo veio a público o lamentável evento.

Órgão competente para proteger a instituição de profissionais que não honram a advocacia - a despeito de qualquer outro que enobrece a Seccional fluminense -, o TED não deixa nem deixará de exercer sua função nos exatos limites previstos na legislação, com as consequências e punições previstas em nosso Estatuto legal.

Diretoria do TED

Fonte: OAB/RJ

Vinícius Batista Serra agrediu brutalmente Elaine Perez Caparroz, uma empresaria de 55 anos, por 4 horas após marcarem um encontro para se conhecer.

Os dois se conheceram nas redes sociais e teriam conversado por oito meses até marcarem o primeiro encontro: um jantar na casa de Elaine.

Segundo o registro de visitantes do condomínio onde Elaine mora, ele deu nome de Felipe para entrar no prédio. Os vizinhos ouviram os gritos e chamaram a polícia.

Suspeito de tentativa de feminicídio deu nome falso para entrar em prédio na Barra, diz irmão da vítima

O terrível antes e depois desse rosto ensina o que é feminicídio

Em depoimento no hospital, divulgado neste domingo, a vítima relatou como as agressões começaram. "Ele pediu para dormir comigo e eu deixei. Então ele falou ?deita no meu ombro para a gente dormir abraçadinho, pra dormir juntinho. Aí eu falei ?tá bom?. Eu acordei com ele me esmurrando a cara". Aos policiais, o agressor teria dito que tomou vinho, dormiu e ?acordou em surto?. 

Estagiário de Direito que agrediu empresaria JAMAIS poderá ser advogado

Histórico de problemas

O agressor tem histórico de brigas de rua. Os jornais informam que há alguns registros de ocorrências policiais, em que ele alega ter levado surras, além de boletins sobre roubos. Vinícius já tinha sido denunciado em 2016 pelo próprio pai, Zacarias Batista de Lima, que o acusou de bater no irmão que tem deficiência. A queixa, no entanto, foi retirada, pondo fim ao inquérito. Zacarias e a mulher ainda devem depor na 16ª DP, que investiga a tentativa de feminicídio.

Há mais casos de violência pairando sobre a história recente de Vinícius. Em queixas feitas à polícia, ele relatou brigas em que teria sido vítima. Em março passado, ele disse na 10ª DP ter entrado em luta corporal com frequentadores de uma loja de conveniência do bairro.

No réveillon de 2016, o rapaz foi parar na 15ª DP, onde contou ter sido atacado gratuitamente em uma boate no Leblon. Segundo ele, por volta das 4h, conversava com uma mulher quando foi abordado por ?vários rapazes? com socos, tapas e pontapés. Ele se comprometeu a fazer exame de corpo de delito, mas, como não retornou à delegacia, o caso acabou sendo arquivado.

Numa noite no fim do ano passado, outra confusão. O dono de um bar no Leme contou que ele reclamou da conta e começou a gritar e a fazer ameaças. Contido pelo comerciante, foi colocado para fora.

Com informações do Migalhas.