A mentoria personalizada e o controle da ansiedade

Sábado, 25 de janeiro de 2020

A mentoria personalizada e o controle da ansiedade

Como a mentoria do Jus21 para os alunos da OAB pode ajudar no controle da ansiedade? A psicóloga Michele Bezerra gentilmente escreveu um texto técnico, sob o viés psicológico, para explicar o impacto deste acompanhamento no processo de preparação.

No Jus21 os alunos não só de OAB como dos concursos da área policial são acompanhados pelos nossos mentores, em um processo de gestão dos estudos. Esse acompanhamento visa não só manter a constÂncia no processo de preparação como também dar o direcionamento quanto ao conteúdo a ser estudado.

Esse é um grande diferencial do curso, pois a mentoria é personalizada.

Confiram o texto da Drª Michelle:

A mentoria personalizada e o controle da ansiedade

Quando falamos em ansiedade logo pensamos nas pessoas mais nervosas que conhecemos, que sofrem por antecipação, roendo unhas, se sentindo desgastadas e sem concentração. Mas, até que ponto essa sensação angustiante pode prejudicar nossas vidas?

A ansiedade é compreendida, de acordo com o manual de classificação de doenças mentais (DSM.V), como um transtorno que se caracteriza pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva em relação ao futuro, se apresentando de modo persistente e de difícil controle voluntário.

Na correria do dia a dia e em volta de todas as pressões que circulam nossas vidas você já deve ter encontrado alguém que utilizou a frase ?estou ansioso(a)? e que em seguida apresentou um comentário relacionado a um evento futuro.

A ansiedade faz parte do mundo de todos nós, e na medida certa traz benefícios, uma vez que chega como um sinal de preparação para enfrentamento de um novo desafio que está pela frente, como uma entrevista de emprego, a publicação do resultado de uma prova importante, um procedimento cirúrgico, entre outros, favorecendo assim uma adaptação ao que está chegando.

Porém, quando a ansiedade surge de modo persistente e exagerado, gerando bloqueios e paralisia, sendo desproporcional em relação ao fato e/ou evento interferindo de modo negativo nas diversas esferas da vida é importante que se busque auxilio profissional (psicológico e psiquiátrico) para que seja avaliado o nível do transtorno e como deverá ser tratado.

Mas, como fazer para que a ansiedade não nos atrapalhe quando estamos em meio à preparação para o evento que virá a seguir? Como dito anteriormente, a ansiedade faz parte de todos nós e sim, tem seu lado positivo, induzindo a buscar estratégias que auxiliam na tomada de decisões mais assertiva, como a elaboração de um plano de ação, visualização de todas as possibilidades, organização das etapas que devem ser vencidas e disciplina para fazer o que tem que ser feito.

O planejamento prévio é a melhor solução para alcançar os resultados desejados e diminuir o nível de ansiedade, já que será mais fácil associar que tudo o que poderia ter sido feito foi feito. Nem sempre sabemos como ou por onde começar esse planejamento e é importante ter uma visão clara de qual objetivo se deseja alcançar e o que se está disposto a abrir mão. A partir de então é hora de preparar o ?campo?, com estratégias, organizações de horários, prazos e tudo mais que for útil para sua realidade.

(Re)organizar toda uma rotina nem sempre é tarefa fácil, mas calma porque hoje existem pessoas capacitadas que podem lhe ajudar com todo o planejamento.

A mentoria personalizada atua exatamente dessa forma, harmonizando a rotina dos candidatos, facilitando o estudo através de níveis de autoconhecimento, fazendo com que seja possível encaixar um cronograma estudantil produtivo, sem prejudicar as demandas do dia a dia, alcançando um alto índice de aproveitamento das horas livres.

Atuando de forma humanizada, a mentoria personalizada não trabalha com fórmulas mágicas e generalistas, mas leva em consideração a singularidade de cada pessoa, respeitando os limites individuais para que o cronograma seja feito exatamente para a sua rotina e suas necessidades, e com isso temos uma excelente ferramenta que auxilia no controle da ansiedade, porque não será necessário que você se enquadre em uma rotina diferente da sua, tendo que se adaptar a um mundo diferente do seu, que na maioria das vezes é causador de angústia.

Ou seja, quando respeitamos nossos limites fica mais fácil sermos produtivos porque há um planejamento especifico para sua realidade e as cobranças internas (um dos fatores responsáveis pela ansiedade) serão substituídas por sensações de pro atividade, organização e planejamento.

E depois? Depois é hora da ação e fazer o que mais ninguém pode fazer: a sua parte.