A hora certa de estudar para a repescagem!

Terça, 21 de maio de 2019

A hora certa de estudar para a repescagem!

O Exame de Ordem, frequentemente, evolve a tomada de decisões estratégicas por parte dos candidatos, pois o tempo - verdadeiro artigo de luxo - não permite a acomodação de ninguém: ou ele é devidamente aproveitado ou a preparação acaba por se tornar deficiente.

Gostemos ou não, é preciso tempo para esgotar todo o conteúdo do Exame, tanto da 1ª como da 2ª fase.

Para a 2ª fase, em específico, é preciso "lapidar" a redação, treinar as peças, extrair sentido lógico e claro nas respostas para poder entregar uma prova subjetiva minimamente compreensível e, claro, passível de ser devidamente corrigida pela banca.

Pois bem!

De hoje até o dia do resultado final do XXVIII Exame nós temos exatos 15 dias.

Do dia do resultado até o dia da prova da 1ª fase nós teremos 25 dias.

De hoje até o dia da 2ª fase nós teremos 74 dias.

O tempo é bom contando a partir de agora, pensando especificamente no pessoal da repescagem. Aqui é preciso, entretando, fazer a seguinte reflexão:

1 - Quem não tiver mais esperanças na aprovação após o resultado da próxima sexta, não deve esperar. Se não vai recorrer ou recorrerá apenas "por recorrer" o início dos estudos não pode tardar mais.

2 - Quem tem esperança no recurso deve, é claro, aguardar o dia 05/06 próximo.

Um fato: É possível salvar a aprovação de muitos recorrentes com os recursos. De toda forma, dia 05/06 o deadline para quem vai ficar para a repescagem, ou, para quem terá de encarar a 1ª fase novamente. Dia 07/06 será o prazo final para o pagamento do boleto de inscrição.

Quando é a hora para começar a estudar para a repescagem?

 

O Provimento ajuda quem precisa de um recurso consistente e personalizado.

Quem for fazer a repescagem poderá tanto optar por uma nova disciplina como também por um novo local de prova, como vocês já sabem.

Mas, em especial, quem ficar para a repescagem necessariamente deve fazer a autocrítica e assumir uma realidade: a respecagem é o último tiro pois algo deu ERRADO na prova.

Se algo deu errado, é preciso trabalhar a limitação para ela não ser a responsável por uma futuro e indesejada reprovação no XXIX Exame.

Se acomodar certamente não é uma opção. A partir da sexta-feira discutiremos isso de forma bem aprofundada.