A grande pergunta da vez: teremos a prova em outubro?

Segunda, 17 de agosto de 2020

A grande pergunta da vez: teremos a prova em outubro?

Teremos a prova de outubro? Essa é a pergunta que mais recebo todos os dias. E ela é feita muitas, mas muitas vezes mesmo.

A resposta é uma só: eu simplesmente não sei!

Não é possível saber. 

Na realidade, de forma até simples, a OAB sequer decidiu isso ainda. E provavelmente só o fará no final da outra semana.

Últimas informações sobre o Exame de Ordem passadas pelo presidente da OAB

A Ordem tem acompanhado a situação e deixa para decidir quando falta um mês para a prova. Se nesse momento não existem condições, a prova é adiada.

Foi exatamente assim em todos os adiamentos passados e será com o próximo também.

E o que eu acho? O que eu vejo como possibilidade? Teremos a prova em outubro?

Na minha opinião, não.

O raciocínio é simples: o atual panorama do coronavírus hoje não está em nada diferente do panorama do último adiamento. Está tudo igual em termos de pandemia.

Se está tudo igual, não vejo como a OAB aplicar a prova. Isso considerando o fato da OAB vir a manter a coerência dentro do processo decisório.

E creio que ela será coerente com as decisões anteriores.

Poderemos ter surpresas?

Sim! Poderemos sim, mas acho improvável.

E se adiar, para quando poderá ir essa prova?

Aqui temos uma outra questão: a OAB daqui em diante vai esperar pela vacina? 

Se ela esperar pela vacina essa prova vai para fevereiro ou março de 2021, considerando que a vacina chegue em dezembro ou janeiro.

Se a OAB resolver ser mais ousada, é possível que essa prova vá para logo após as eleições, ou seja, o dia 06 de dezembro.

Aliás, essa data foi a que eu indiquei antes como boa candidata para a 1ª fase do XXXII. Caso seja o Exame seja adiado novamente, é uma data factível.

E por que essa data?

Primeiro tenham em mente que as eleições fora marcadas para os dias 15 e 29 de novembro. Ou seja, datas impossíveis para a OAB.

O dia 8 de novembro fica muito próximo muito próximo de 04 de outubro. Já o dia 22 de novembro seria possível, mas ainda não me parece o ideal, considerando a natureza da pandemia e seu hipotético declínio.

Cadastre-se no Telegram do Blog.

Cadastre-se no Whatsapp do Blog

Já o dia 6 de dezembro, ao meu ver, tem as melhores chances, EXATAMENTE por ser um lapso de tempo razoável o suficiente para vermos ao menos um declínio consistente da pandemia.

Se não for isso, aí o jeito será mesmo esperar pela vacina.

 

E é isso!

Só nos resta esperar. Dentro de até duas semanas a Ordem vai se manifestar.