A 2ª fase do XXV Exame de Ordem tem bom percentual de aprovação

Sábado, 30 de junho de 2018

A 2ª fase do XXV Exame de Ordem tem bom percentual de aprovação

A 2ª fase do XXIV Exame de Ordem foi simplesmente a MELHOR 2ª fase da OAB de todos os tempos sob o prisma estatístico. Naquela oportunidade 54% dos candidatos que fizeram aquela 2ª fase foram aprovados. Monitoro as estatísticas do Exame de Ordem há bem mais de 10 anos e NUNCA vi uma aprovação percentual tão expressiva como a atual. Foi a melhor aprovação em uma segunda fase em todos os tempos, sob o ponto de vista estatístico. 

Curiosamente, até mesmo superando a minha percepção inicial de aprovação entre os inscritos na 2ª fase do XXV Exame, a aprovação nesta 2ª fase do XXV Exame foi bem alta também. 

Tivemos 26.783 candidatos aprovados com a divulgação do resultado preliminar da 2ª fase, perfazendo o total de 49,84% de aprovação dentre aqueles que poderiam fazer a prova, ou seja, 53.728 candidatos.

Estes 53.728 representam a soma dentre os aprovados na 1ª fase (26.783) do XXV com os candidatos que vieram da repescagem do XXIV (23.836).

É também um excelente percentual de aprovação em uma 2ª fase.

Ainda temos de considerar nas estatísticas os candidatos de Porto Alegre. O resultado será divulgado no próximo domingo. Como são 900 e poucos candidatos, a variação estatística não será muito pesada, mas o panorama geral mais completo só será visualizado quando essa lista for publicada.

Os receios dos candidatos de Tributário, Trabalho e Administrativo (o pessoal do MS) revelou ser, em ampla medida, infundado. A banca não foi carrasca quando a identificação correta das peças, o que demonstrou uma razoabilidade da FGV.

Ainda assim, muitos candidatos estão reclamando (como era de se esperar) das correções da FGV.

O prazo recursal terá início amanhã a partir do meio-dia, quando então os candidatos reprovados poderão melhorar um pouco as estatísticas da prova.

Quem não se sente seguro para recorrer pode contar com o auxílio do pessoal do PROVIMENTO, uma empresa de soluções educacionais preparada para lidar com essa contingência:

A ideia é oferecer a quem precisa a minuta de um recurso feito de forma individualizada, técnica, para exatamente oferecer um recurso que tenha chances reais de ser bem sucedido, ao contrários de fundamentações generalistas que são vistas por aí.

As minutas dos recursos são elaboradas em todas as disciplinas, dentro do prazo previsto no edital, com limite de peças a serem corrigidas.

DETALHE: Eu treinei a equipe de advogados (todos especialistas) do Provimento, passando para eles 10 anos da expertise que desenvolvi para recurso da 2ª fase do Exame de Ordem, algo que sou, também, pioneiro!

Se quiserem confiar seus recursos ao podem fazer sem medo.

Entrem no site e confiram as condições.