XI Exame de Ordem: começando a preparação

Segunda, 13 de maio de 2013

Air Cav infantry Soldiers compete in company challenge

O ano começou, estamos em seu início e a prova do X Exame de Ordem já tem data marcada no calendário: 18 de agosto!

São 14 semanas de hoje até lá, ou, se preferirem, 3 meses e 2 semanas.

A grande pergunta do momento para quem quer começar a estudar é: por onde começar?

Vamos ao 1º passo! O que está acontecendo hoje no Exame?

Bom, a coisa não é muito racional.

No VIII Exame de Ordem tivemos um recorde de aprovados na 1ª fase: 51.278 examinandos lograram sucesso (43,51%).

No IX Exame, antes das anulações, o percentual de aprovação foi de mais ou menos 7% e, após as anulações, tivemos 19.134 aprovados, ou, 16,67%.

E agora, na 1ªfase do X Unificado, mais um recorde, com 54% de aprovação (67.441 aprovados) na primeira fase, e isso sem nenhuma anulação ainda anunciada.

Quanta oscilação!

E aqui vem a dúvida mais relevante: a próxima 1ª fase vai ser fácil, aprovando muitos candidatos, ou vai ser difícil, berrubando geral os examinandos?

Quem pode saber?

Essas variações no grau de aprovação do Exame, entre recordes de aprovação e reprovação confundem o candidato e não permite que se estabeleçam balizas de preparo. Ou a prova vem razoável ou ela vem rasgando.

Moral da história: o candidato SEMPRE tem de se preparar para o pior, pois a inconstância só lhe permite projetar, exatamente, o pior cenário.

E o que é se preparar para "o pior"?

Simples: estudar com muito afinco e dedicação! Montar um cronograma de estudos, ter disciplina, adotar uma estratégia de preparação e investir nela.

Vamos ao 2º passo! O que eu preciso saber?

Bom, já temos a consciência das dificuldades e das incertezas. Essa é a realidade da prova.

E a sua realidade?

Cansei, a ainda canso, de ver candidatos indignados coma reprovação: "mas eu fui um aluno tão bom, tirava notas tão altas..."

Pois é! Bem-vindos ao mundinho do Exame de Ordem! Suas notas da faculdade aqui não servem de nada!!

A prova da OAB tem suas peculiaridades, sua metodologia e características. É bem verdade que muitas provas hoje aplicadas nas graduações repetem o modelo da prova da OAB. O ensino jurídico como um todo tem buscado antecipar o "espírito" da prova da OAB ainda na academia.

Mas não contam com a constante evolução do grau de dificuldade do Exame.

Pois bem!

O importante, antes de tomar qualquer decisão, é determinar o desempenho de vocês na prova.

E esse é o momento para tomar um susto!

gif-susto

Eu me lembro que fiz isso quando passei a 1ª vez na OAB. Resolvi fazer uma prova antiga só para ver como eu estava. Consegui, se não me engano, 23 pontos. E 23 pontos entre os 50 necessários e não os atuais 40.

Fiquei arrasado!

Senti-me como se fosse uma toupeira. E isso há 3 meses da prova! Meti a cara nos livros e gradualmente fui melhorando meu desempenho. Na hora da verdade eu consegui passar.

Esse é o ponto: o candidato precisa saber a extensão do seu DESPREPARO para a específica prova da OAB.

O candidato precisa tomar um susto, ver o tamanho REAL do desafio e entender que o Exame de Ordem é o Exame de Ordem.

Cliquem nos links abaixo e façam o download da prova do IX de seu respectivo gabarito:

IX Exame - Prova

IX Exame - Gabarito

Logo a do IX? Sim, se o candidato deve se preparar para o pior, a referência inicial tem de ser a mais complicada possível. Mas tenham em mente de que o resultado, por pior que seja, não deve desanimá-los. É só um start para o candidato sentir a necessidade de estudar muito e uma baliza quanto ao que há de pior no Exame.

Peguem a prova, resolvam ela do jeitinho que vocês estão e façam a contabilidade dos pontos.

Aqui começa o Exame de Ordem! Sem máscaras, confetes ou ilusões.

Apenas não permitam que o ego seja maltratado com um eventual e provável desempenho ruim. Ir mal nessa análise é algo normal.

Lembrem-se: o objetivo aqui não é só descobrir o tamanho do despreparo. Isso se resolve de várias formas. O objetivo mais importante é despertar a vontade de estudar, e estudar com AFINCO!

Ir mal nessa avaliação é uma coisa boa. Porque se você não se impressionar com um provável desempenho ruim, não haverá força nenhuma no mundo que te obrigue a estudar intensamente para a próxima prova objetiva.Na segunda-feira escreverei sobre o 2º passo!