Uma semana agitada no Exame de Ordem: resultado da 2ª fase e edital do X Unificado!

Segunda, 18 de março de 2013

Essa semana promete!

Na verdade, o que promete mesmo é a próxima sexta-feira, dia 22, pois a OAB pela 1ª vez divulgar ao mesmo tempo o resultado da 2ª fase e o edital do X Exame de Ordem!

A sexta será muito agitada!

E quem está aguardando pelo resultado vai sentir mais intensamente ainda a ansiedade pelo resultado. Agora entramos na reta final do IX Exame de Ordem.

Hora de torcer!

foto

Quanto ao resultado e o edital serem publicados na sexta-feira, isso certamente foi um erro da OAB.

Primeiro porque gera uma "overdose" desnecessária de informações para os candidatos processarem. As datas poderiam ser um pouco diferentes sem acarretar quaisquer atraso nos cronogramas. Misturar publicação de resultado com edital, momentos bem distintos do Exame, foi desnecessário.

Depois, e muito pior, tirando a divulgação do último resultado, os sites da OAB e da FGV sempre caíram (o Portal também!) por conta do excessivo número de acessos simultâneos dos candidatos, todos ansiosos pelo resultado. E quando o site da OAB e da FGV caem, o drama se instala.

Para que então juntar dois eventos distintos e movimentados em um só dia? Para aumentar o número de acessos e derrubar os sites? Ninguém merece isso.

Mas, talvez, e eu não estou sabendo, eles implementaram soluções técnicas que impeçam a sobrecarga e a queda dos sites. Vamos ver...

Padrão de Resposta

Ou crítica é em relação a uma inovação do atual edital: a publicação do padrão de resposta no dia do resultado.

Por que mudaram a sistemática?

Tenho a certeza de que essa alteração nada mais é do que uma forma da OAB se proteger das críticas quanto aos critérios de pontuação e escolha daquilo que entendem como resposta "correta". Uma vez publicado o padrão, os candidatos já podiam se preparar para o resultado e, em especial, para os recursos, pois poderia dar uma boa antecipado do que hipoteticamente seria a sua pontuação.

Deixando para publicar o padrão no mesmo dia do resultado, o tempo para o candidato estruturar seu recurso, na verdade, caiu drasticamente. Vai ser um verdadeiro corre-corre, dificultando ainda mais a vida dos examinandos.

Esse padrão poderia, perfeitamente, ser publicado amanhã, por exemplo.

Críticas?

A dupla OAB-FGV espera honestamente aplicar um Exame de Ordem sem passar por elas? Faz parte do processo, é inerente à prova!

Custava facilitar a vida dos examinandos?

Filosofia do Direito

O novo edital muito provavelmente trará uma novidade: a inclusão de Filosofia do Direito.

Para quem acompanha o Blog, essa informação foi passada em MAIO de 2012 - Filosofia do Direito vai estrear no X Exame de Ordem UnificadoA informação colhida no site da OAB fazia expressa referência ao 1º Exame de Ordem de 2013. Só pode ser o X Exame.

Serão 2 (duas) questões da disciplina, que entrarão no lugar de duas questões de outras disciplinas. Ainda não sabemos quais.

Quais disciplinas cederão lugar para Filosofia do Direito no X Exame de Ordem?

Só teremos certeza de algo com o edital.

Horário de divulgação do resultado e do edital

E qual será o horário de divulgação do resultado preliminar da 2ªfase?

Nas duas últimas provas foi ainda na parte da manhã. Agora, eu já não poderia dizer.

O problema é que nas últimas duas provas o prazo recursal teve início ao meio-dia, o que obrigava a OAB a publicar o resultado na parte da manhã (em outras edições também era assim, mas tudo atrasava).

Acontece que agora o prazo recursal terá início no SÁBADO e não no dia da divulgação do resultado, desobrigando a FGV de publicar qualquer coisa antes do meio-dia. Bom, pode ser divulgado bem cedo, mas antes ao menos havia uma baliza no edital para nos guiarmos.

Ao longo da semana vamos tentar descobrir o horário de divulgação tanto do resultado como do edital.

Escolha da disciplina para a 2ª fase do Exame de Ordem

Quanto antes os candidatos que estão com dúvidas se ajudarem a definir a melhor disciplina para a 2ª fase, melhor.

Na realidade essa escolha é feita de forma involuntária durante a faculdade, quando o examinando toma contato com aquele ramo do Direito que mais lhe agrada e estabelece suas convicções. Os candidatos mais inseguros quanto a um ou outro ramo do Direito, ou traumatizados por conta de provas anteriores, possivelmente ainda não estabeleceram tais convicções.

E estabelecê-las logo é bem melhor.

Aliás, inexiste qualquer motivo lógico ou racional para adiar a escolha: postegar é se permitir viver com a dúvida.

Ademais, o processo de escolha deve fugir do achismo ou da opinião de terceiros - o candidato deve empiricamente determinar a melhor escolha. E o processo é simples: basta resolver algumas provas anteriores das disciplinas sob análise e mensurar o desempenho.

A escolha deve repousar na disciplina o candidato sente um maior conforto intelectual, e isso prescinde do edital ou de qualquer outra informação ou evento.

A escolha é racional e pessoal!

Cliquem no link abaixo e leiam um longo post em que trato disso - Escolhendo a melhor disciplina para a 2ª fase do Exame de Ordem

Como ainda faltam 4 dias para o edital, e mais alguns até o término do prazo de inscrição, o candidato em dúvida poderá não só fazer uma avaliação por conta própria como também poderá colher um feedback com nossos professores ou mesmo professores de outros cursos para ajudar na escolha.

De toda forma, lembrem-se: a escolha é PESSOAL! A opinião dos outros, no máximo, é um balizamento, jamais uma sentença. NA hora da prova é o candidato, a prova e sua escolha.

NÃO deixem de resolver provas anteriores como parte ESSENCIAL do processo decisório.

Então é isso aí! Sexta-feira será o dia!