Último final de semana antes da prova: como aproveitá-lo bem?

Sexta, 13 de janeiro de 2017

Último final de semana antes da prova: como aproveitá-lo bem?

Eis que este é o último final de semana antes da prova da 2ª fase! Hora de treinar a pontaria para ver se o alvo, no dia 22, vai ser devidamente atingido!

A hora da verdade está ali, bem ao alcance das mãos!

Agora é o melhor momento de construir a convicção de que tudo dará certo na hora da prova. Então vamos ROTEIRIZAR o caminho das pedras para não perdemos ele, o foco, e o tempo restante daqui até o dia da prova seja aproveitado com o máximo de EFICIÊNCIA.

Primeira pergunta: vocês estão sabendo TODAS as peças de suas respectivas disciplinas?

O que é "saber a peça?"

Isso envolve vocês terem a correta noção de competência, delimitação das partes, FUNDAMENTO LEGAL da peça, eventual possibilidade de liminares ou antecipações de tutela, possíveis exceções, ritos e tipos de pedidos.

Mais: saibam, e bem quando cada peça é aplicável, seja dentro do Âmbito de um processo já existente ou na hipótese de uma ação a ser ajuizada.

Cada ação tem suas particularidades, que vão desde a competência até o pedido final, e isso vocês precisam saber.

"Mas tem de ser TODAS as peças?" A resposta é SIM, vocês precisam saber TODAS elas! Não basta só ter a convicção quanto ao um grupo de peças em específico, por mais básicas que elas sejam: a surpresa no Exame de Ordem é uma variável sempre em aberto, e vocês precisam estar prontos.

Vejam este ponto do edital:

4-2-6

Isso significa somente uma coisa: o candidato tem de dominar as regras processuais da sua área, ou seja, tem de saber tudo.

Simples assim!

No X Exame de Ordem, de sete provas, em SEIS caíram peças INÉDITAS! Vários candidatos erraram a peça pelo simples fato de não terem treinado tudo em sua amplitude: simplesmente não sabiam simplesmente o que fazer! Alguns, por exemplo, em Direito do Trabalho, só haviam treinado o arroz-com-feijão da disciplina: reclamatória, contestação e recurso ordinário, crentes que uma dessas, sempre as cobradas, estariam entre as eleitas. Só não esperavam uma consignação em pagamento pelo caminho.

Essa eventualidade precisa ser afastada pois o risco é REAL. Creio que não seja provável, mas ninguém poderá dizer que não existem precedentes.

Aliás, a FGV tem, nas diferentes disciplinas, buscado cobrar novidades. É importante atentar para esta observação.

Como não lembrar da prova de Tributário do XVIII Exame? Caiu uma peça inédita (agravo interno) e isso desconcertou, literalmente, milhares de candidatos. A pátria só foi "salva" porque a banca corrigiu alguns agravos de instrumento (o que a maioria fez) e isso acabou redundando na correção das demais peças por conta da aplicação do princípio da Isonomia. Do contrário, a reprovação teria sido recorde.

E a prova de Penal do XIX? A banca cobrou uma inédita contrarrazões de apelação. A reprovação foi altíssima, pois a esmagadora maioria dos cursos não deu a peça, exceto o nosso.

Já no XX caiu, em Trabalho, também uma contrarrazões de apelação. O resultado também não foi bom para muitos.

Ou seja: não dá para achar que inovações estão encarceradas no passado: a banca pode inventar a qualquer momento e TEM FEITO ISSO!

Logo, no sábado, domingo e segunda vocês devem treinar a construção dos esqueletos das peças.

Só os esqueletos, com todas as suas nuances.

Trabalhem todas as peças, AFINEM as peças com os seus vade mecuns (só cuidado para não estruturarem roteiros!!) e construam a convicção de que vocês sabem todas as peças.

Isso apresenta duas vantagens: primeiro, a óbvia, de que vocês estão mesmo sabendo de tudo. A segunda é que o emocional ganha um imenso alívio, pois a convicção gera tranquilidade e confiança.

Os examinandos, de um modo geral , possuem alguns medos em específico. E ter medo da 2ª fase é algo absolutamente normal, em especial por conta dos recorrentes problemas ocorridos nas últimas edições, em especial na última 2ª fase, campeã absoluta de dramas, traumas e confusões, tudo em decorrência de enunciados complicados, anulações e ânimos muito acirrados.

E quais seriam esses medos em específico?

1 - Medos estruturais

a) Medo de esquecer alguma coisa

b) Confundir um pedido de uma ação com outra

c) Medo dos detalhes de cada peça.

O treino, neste final de semana, vai afastar essas preocupações todas. Treinem!

E durante a próxima semana? O que fazer?

Eu acredito que a imensa maioria dos candidatos já está muito avançada nos estudos, talvez mesmo terminando ele. De 2ª a 5ª ou 6ª feira é hora de fazer uma revisão de tudo o que foi estudado, em especial na parte do Direito Material de suas respectivas disciplinas.

A 2ª fase não é só a parte processual, não é só a peça prática. O Direito Material é importantíssimo e precisa ser treinado. Façam a melhor revisão possível. Se os estudos ainda não terminaram, ao menos utilizem um período do dia para somente revisar o conteúdo.

E no sábado, façam a revisão geral.

Este é um roteiro não muito específico, mas ao menos é um princípio e um guia de ações para a próxima prova.

Grau de dificuldade das provas subjetivas

E as provas? Como elas serão?

Leiam o post abaixo:

Duas semanas para a prova da 2ª fase! O que esperar dela?

Dica final

A partir de agora a vida de vocês deve ser resumida aos estudos. Quem passou nesta 1ª fase é um abençoado e deve retribuir a benção com o sacrifício do estudo.

Essa é a chance de vocês!

Foco total e absoluto no objetivo. Não existe NADA mais importante do que isso de agora até a segunda. A luta agora é pelo futuro profissional de cada um de vocês.

Foco total, pois o prêmio está logo ali!