Sobre a questão do uso de símbolos nas remissões dos vades

Quinta, 6 de abril de 2017

Sobre a questão do uso de símbolos nas remissões dos vades

Todo mundo comprando animadamente vade mecuns pensando já nas remissões que terão de fazer para deixá-los belamente turbinados para a prova subjetiva.

Antes de vocês começarem a riscá-los é bom conversarmos sobre uma inovação ocorrida no edital DESTE Exame de Ordem. Mudança importante e bem sutil.

Os candidatos foram proibidos de usar SÍMBOLOS em seus vade mecuns para estruturar peças.

Confiram:

Materiais proibidos

E o que é símbolo?

Símbolo é tudo aquilo que não é letra ou algarismo. Ou seja, a restrição certamente abrange os seguintes símbolos, muitos deles comuns nas remissões nos vades:

1 - Setas

2 - Bolas

3 - Quadrados

4 - Asteriscos (Asteriscos são símbolos gráficos. Em princípio entendo que os símbolos gráficos, todos eles, também se enquadram no conceito de símbolo. A ideia por detrás da proibição é inibir a utilização de códigos ou esquemas para estruturar peças. Se esse é o objetivo, os símbolos gráficos se enquadram na vedação. Aliás, a proibição só faz sentido se for para inibir fraudes nos vade mecuns)

5 - Triângulos

Certamente existem mais símbolos, mas estes seriam os principais.

Ou seja: a banca agora estará de olho nos vades em busca de símbolos para a estruturação de peças. Isso é complicado porque sabemos da propensão dos fiscais em enxergarem pelo em ovo.

Dá para usar uma seta para ligar um artigo qualquer a uma remissão? Em princípio, sim. Mas qualquer símbolo solto, sem ter uma lógica de ligação com uma remissão, torna-se potencialmente perigoso.

Aí vem a questão: o candidato, por precaução, deve se abster de usar qualquer símbolo?

Essa seria a minha recomendação. Abriria somente uma exceção no caso de se puxar uma seta para ligar um artigo a uma remissão que tenha ficado mais distante. E só para isto!

Os demais símbolos devem ser descartados.

SEGURAMENTE essa regra derivou de uma ou mais tentativas de fraude com a utilização de símbolos, na forma de codificação, para estruturar roteiros de peças. Os fiscais serão instruídos a observar isso. E ninguém aqui quer dar mole para os fiscais, né?

Façam as remissões normalmente, mas evitem símbolos.