Recorde de aprovados na 1ª fase do X Exame de Ordem???

Sexta, 3 de maio de 2013

nas-and-damien-marley-crowd

Conversando aqui e ali, verificando alguns dados, sondando uma e outra fonte, creio ser possível afirmar que estamos diante de mais um recorde no Exame de Ordem: o de aprovados na 1ª fase.

Quantos foram aprovados, exatamente, eu não tenho como dizer. Não sei, mas não tenho medo em afirmar que estamos diante de um recorde, e quando falo em recorde falo em mais de 50 mil candidatos aprovados (no VIII Exame foram 51 mil aprovados na 1ª fase).

Aliás, creio ser bem mais do que isso.

Podemos estar diante de algo próximo aos 60 mil aprovados, ou, quase 50% do total de inscritos (124 mil inscritos).

Exagero? Trata-se claramente de uma ESPECULAÇÃO minha, mas eu não escreveria isso aqui se não tivesse uma boa margem de segurança sobre o que eu vi, e, acima de tudo, sem estar seguro de não estou passando uma visão errônea da realidade para vocês. Tenho o maior cuidado com isso.

E eu não costumo errar...

Certeza mesmo só teremos na próxima 4ª feira, quando a OAB liberará a lista de aprovados na 1ª fase. Daqui até lá poderemos ratificar essa visão do contexto e passar orientações com mais segurança.

De toda forma, antecipando tais orientações, faço duas abordagens:

1 - Neste contexto é muito provável que a OAB não anule nenhuma questão na 1ª fase. No máximo, estourando, apenas uma. Isso aconteceu agora, no VIII Exame, em que tivemos 51 mil aprovados e nenhuma anulada.

Muito desanimador para quem precisa de um ou dois pontos para passar.

Sugiro que segurem a onda e esperem a 4ª feira para o quadro ficar bem claro. Nós sabemos - e sabemos bem - que o percentual de aprovação influi diretamente no número de anuladas. Não é porque a questão está viciada que a banca a anula - a banda não toca assim.

2 - Recorde de aprovação na 1ª fase significa uma prova da 2ª fase bem complicada. Vocês já sabem disso. Se preparar de corpo e alma para a OAB agora é condição essencial para o candidato poder sonhar com a aprovação.

Metam as caras nos estudos porque a perspectiva, considerando este contexto, é plenamente projetável e temos vários e vários exemplos em edições anteriores para ilustrar o que estou dizendo. O próprio VIII Exame é uma referência clara disto.

Não é uma análise agradável para vocês, mas esta é a realidade que está se desenhando.

Fiquem atentos!