Notícias Importantes

Promotor de Justiça diz que desembargadora tem cara de empregada

desembargadora encarnação das graças salgado

Em 2013, no auge das manifestações de rua que tomaram conta do país, o promotor de justiça Rogério Leão Zagallo foi suspenso em 15 dias pelo Conselho Nacional do Ministério Público depois de uma mensagem publicada no Facebook em que criticava as manifestações.

Ele, à época, publicou o seguinte comentário:

“Estou há 2 horas tentando voltar para casa, mas tem um bando de bugios revoltados parando a Avenida Faria Lima e a Marginal Pinheiros. Por favor, alguém poderia avisar a Tropa de Choque que essa região faz parte do meu Tribunal do Júri e que se eles matarem esses filhos da puta eu arquivarei o inquérito policial? Petista de merda. Filhos da Puta. Vão fazer protesto na puta que os pariu… Que saudade da época em que esse tipo de coisa era resolvida com borrachada nas costas dos merdas…”

Fonte: UOL

Pelo menos 26 representações foram feitas contra ele na Corregedoria do Ministério Público e outras 6 no CNMP, pedindo providências.

O promotor acabou punido com censura pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MP-SP, mas a Corregedoria do CNMP reabriu o caso para aplicar punição mais severa, determinando a suspensão.

Ontem o mesmo promotor fez um comentário polêmico em uma publicação de um advogado no facebook:

1

O texto, no momento desta publicação, continua no facebook.

A desembargadora em questão, Dr ª Encarnação das Graças Salgado, tem sido acusada de favorecer grupos criminosos no estado do Amazonas. Por determinação do Superior Tribunal de Justiça foram cumpridos mandados de busca e apreensão em sua residência.

Independentemente da atual situação da desembargadora, o comentário feito foi profundamente inapropriado e infeliz. O que é “cara de empregada?” Por acaso alguma profissão tem “cara?”.

Os operadores do Direito, em especial os jovens advogados, precisam ter muito cuidado ao manifestarem suas opiniões abertamente nas redes sociais, sob pensa de receber a censura dos demais operadores e arcar com o preço do desprestígio que certas ideias podem atrair.

Maurício Gieseler

Advogado em Brasília (DF), este blog é focado nas questões que envolvem o Exame Nacional da OAB, divulgando informações e matérias atualizadas, além de editoriais, artigos de opinião e manifestações que dizem respeito ao tema. Colocamos, também, a disposição de nossos visitantes provas, gabaritos, dicas, análises críticas, sugestões e orientações para quem pretende enfrentar o certame. Tudo sobre o Exame de Ordem você encontra aqui.

Newsletter