Projeção do calendário 2017 do Exame de Ordem

Quinta, 17 de novembro de 2016

Segue agora para uma PROJEÇÃO do calendário 2017 do Exame de Ordem. Ele NÃO é oficial, mas tão somente uma ideia futura do calendário oficial. O objetivo aqui é ao menos permitir que vocês possam balizar a apreparação com as datas aproximadas de quando serão as próximas provas.

Sim! Projetar a data é importante pois disto depende o planejamento de muita gente, em especial o planejamento dos futuros examinandos.

Geralmente a OAB deixa para publicar o calendário no final do ano ou no início do ano subsequente. Isso atrapalha um pouco as ideias e o planejamento.

Mas, por dois anos seguidos nós calculamos a hipotética data das futuras provas e ACERTAMOS nas duas oportunidades:

2014

Hipotética data de aplicação da prova da 1ª fase do XIII Exame de Ordem

O calendário 2014 do Exame de Ordem, a repescagem e prazos mais enxutos

2015

Projeção da data de aplicação da 1ª fase do XVI Exame de Ordem

ATENÇÃO! Publicado o calendário 2015 do Exame de Ordem

Há, evidentemente, um pouco de sorte envolvido no processo, mas o cálculo deriva essencialmente de um pouco de atenção na forma como a FGV monta o calendário.

A data de 2016, por exemplo, errei a projeção por duas semanas. Não se trata de uma ciência exata e está sujeita a uma série de fatores, incluindo feriados, logística da FGV e por aí vai.

Na verdade, nós não precisamos acertar na lata a data certa, mas tão somente apontar uma data aproximada. A margem de erro será de 1 ou 2 semanas, ou para mais ou para menos. Não mais do que isto.

Nas duas oportunidades anteriores em que acertamos as datas foi possível observar uma constante temporal entre uma edição e outra do Exame de Ordem. O intervalo entre a prova da 2ª fase de uma edição e a prova da 1ª fase da edição seguinte é de, EM REGRA, 63 dias.

Foi assim em 2013, quase em todo 2014 e quase todo 2015.  Só não foi 100% porque a OAB, depois de publicado o calendário no início do ano precisou modificá-lo, por duas vezes, por conta da data do ENADE, que o MEC só publica bem depois. Não tem como o Exame competir com o ENADE pois o graduando não pega o diploma se não fizer este último. Daí as mudanças.

Essa variação é que nos leva ao erro, na maior parte das vezes.

Muito bem! Aproveitem o calendário e façam o planejamento.

O calendário oficial deve ser divulgado ou no final de de dezembro agora ou no início de janeiro, no mais tardar.