Advocacia

“Preste o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil”, diz advogado a Sérgio Moro

Preste o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil

“Preste o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil!”, assim disse José Roberto Batochio, advogado de Antônio Palocci, ao retrucar uma provocação do juiz Sérgio Moro, que mandou o advogado prestar concurso para a magistratura, durante uma audiência ocorrida ontem em Curitiba.

Ambos trocaram finas ironias durante a audiência do executivo Fernando Barbosa Sampaio, presidente do estaleiro Enseada Indústria Naval, arrolado como testemunha de defesa do empreiteiro Marcelo Odebrecht.

Depois de ouvir de Sampaio a confirmação de que seu cliente é o “Italiano” das planilhas da Odebrecht, Batochio interrompeu uma resposta da testemunha a Moro, alegando que o executivo falava a respeito do que achava, e não dos fatos.

Batochio tentou impugnar uma pergunta de Moro, considerada pelo advogado como contrária ao CPP, e ouviu do magistrado um irônico “faça concurso para magistratura”. De imediato o advogado respondeu “Preste o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil”.

Evidentemente, os “pedidos” guardam correlação entre o papel a ser exercido por um magistrado e por um advogado dentro do processo, questionados por ambos naquele momento.

Vejam o vídeo:

Confiram agora a transcrição da discussão:

José Roberto Batochio

Com o devido respeito, testemunha não pode achar nada. A não ser que haja um outro corpus de processo penal. De acordo com o código de processo penal a testemunha depõe sobre fatos e não opina. Não vou aceitar essa violência contra a letra do código de processo penal.

Sergio Moro

Sua questão já foi indeferida, então eu reitero minha pergunta à testemunha. Ela tem conhecimento dos fatos, se ela não souber, pode dizer que não sabe.

José Roberto Batochio

Mas ela não pode achar. A defesa adverte a testemunha que ela está proibida de depor sobre o que ela acha. A lei impõe que ela deponha sobre fatos…

Sergio Moro

Doutor, o doutor faça concurso para juiz e assuma então a condução da audiência, mas quem manda na audiência é o juiz.

José Roberto Batochio

E Vossa Excelência preste exame da Ordem dos Advogados do Brasil! Cada um aqui cumpre o seu papel, está certo?
Sergio Moro

Sua questão está indeferida, doutor, estou perguntando à testemunha.

Maurício Gieseler

Advogado em Brasília (DF), este blog é focado nas questões que envolvem o Exame Nacional da OAB, divulgando informações e matérias atualizadas, além de editoriais, artigos de opinião e manifestações que dizem respeito ao tema. Colocamos, também, a disposição de nossos visitantes provas, gabaritos, dicas, análises críticas, sugestões e orientações para quem pretende enfrentar o certame. Tudo sobre o Exame de Ordem você encontra aqui.

Newsletter