Presidente da OAB fala sobre o grau de dificuldade da prova da 2ª fase do Exame de Ordem

Quarta, 20 de junho de 2012

Ontem, no post sobre as estatísticas da 1ª fase, fiz uma avaliação sobre o possível grau de dificuldade da prova subjetiva:

""Nesta altura do campeonato os candidatos estão se perguntando se a próxima prova será tão difícil quanto a última, por conta do aumento no número de candidatos aprovados.

Analisando sob esta premissa, podemos descortinar que na 1ª fase do Exame passado foram 46.877 candidatos ao final aprovados na 1ª etapa, ou seja,  46,30% .

Quantitativamente falando, 45.904 aprovados neste Exame estão no mesmo patamar dos 46.877 aprovados na 1ª fase do Exame passado.

Ou seja, o grau de dificuldade das provas será o mesmo.

Essa é uma teoria que já foi comprovada várias vezes antes. Não tenho dúvidas em afirmar isso.""

Ainda ontem, mais tarde, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, reforçou minha projeção:

O que significa uma prova ter o mesmo grau de dificuldade da prova anterior?

Essa é, em essência, uma percepção subjetiva. Cada um avalia em conformidade com seu próprio grau de percepção. Isso dificulta a análise e a interpretação do que seria um mesmo grau de dificuldade.

Dessa forma, quando falo em grau de dificuldade, meu único parâmetro é estatístico. A dificuldade guarda exclusiva correlação com percentuais.

Dessa forma, partindo dessa premissa, podemos passar uma ideia sob uma visão mais racional sobre a futura prova, sem achismos ou subjetivismos.

Vamos então avaliar o que foi a prova passada.

Foram 46.859 candidatos aprovados na 1ª fase, sendo que destes 25.912 lograram a aprovação final.

Logo, dentre o total de aprovados, 52,29% conseguiram a aprovação final.

Assim, como projeção do grau de dificuldade, podemos dizer que na próxima prova apenas metade dos aprovados na 1ª etapa lograrão sucesso.

Na 1ª fase do atual Exame tivemos 45.904 candidatos aprovados. Aplicando essa lógica, teríamos 22.950 aprovados na 2ª fase.

Não é evidentemente, uma certeza, algo em que possamos bater o martelo com força, mas muito dificilmente será algo distante dessa projeção.

Logo, vocês precisam aproveitar estes 17 dias faltantes e devem se entregar de corpo e alma aos estudos, sem quaisquer distrações.

Não será nada de impossível, por certo, mas não será fácil.

Lembrem-se: quem se prepara para o pior enfrenta o que vier, seja fácil, mediano ou difícil.

Preparem-se pensando no pior cenário.