Preciso lhe informar: o "paçei na OAB" não é para qualquer um!

Segunda, 22 de fevereiro de 2016

Momento um: Semana passada um site por aí publicou a imagem acima e, claro, zombou da candidata aprovada na OAB (aprovada no XVIII Exame). Os leitores também aproveitaram para tirar uma onda e tripudiar da "espécie" de bacharéis que estão sendo aprovados na OAB.

Momento dois: Há aproximadamente um ano uma menina havia sido finalmente aprovada e me escreveu: "Maurício, meu sonho era finalmente poder escrever o "paçei", e hoje eu posso!"

Pois é! As pessoas não entendem, mas o "paçei" não é para qualquer um. Para escrever errado tem de primeiro passar MESMO na prova da OAB. E "paçar" na OAB não é nada fácil!

As pessoas intuem, mas não sabem, o quanto o Exame de Ordem é difícil e complexo. Ele abrange boa parte do conteúdo estudado em uma faculdade de Direito ao longo de 5 anos e é famosa por reprovar a maioria dos candidatos (no último Exame apenas um a cada cinco candidatos logrou a aprovação), isso tudo em um ramo do conhecimento em que o uso da linguagem é fundamental.

Só existe no Brasil uma prova congênere, em Contabilidade, mas que não tem os mesmos percentuais de reprovação e nem a mesma fama.

A fama do Exame de Ordem é notória!

Ainda assim, quando alguém vê o "paçei" desavisadamente começa a zombar. Mal sabe que o Exame de Ordem, desde o início do processo de unificação, vem se tornando uma prova cada vez mais complicada, com enunciados extensos, questões por vezes controversas e, claro, difíceis. A prova da OAB não é brincadeira!

Sim, os aprovados sabem muito bem o que significa - de verdade - escrever o "paçei". Trata-se de purgar os vários meses (ou anos) de pressão imensa pela aprovação, de muitos meses de abdicação e entrega, de ter diante de si uma prova que define por completo o futuro profissional, de suportar a pressão da família, dos amigos e a pressão pessoal por iniciar a vida como advogado e finalmente começar a ganhar o seu próprio sustento. O "paçei" é o momento de libertação!

Sim! Escrever errado não é uma simples brincadeira: é uma LI-BER-TA-ÇÃO!

Libertação da pressão, dos medos e da OBRIGAÇÃO de fazer tudo certo! O "paçei" é para ser errado mesmo e só faz sentido se for escrito assim! Só quem passa na OAB sabe o que é isso!

Há muito tempo atrás inventei a brincadeira junto aos aprovados na OAB, em um tempo, creiam, em que só eu comemorava com eles nas redes sociais. E o fiz, na primeira vez, usando a imagem abaixo:

tiririca paçei meme

Sem querer, de forma despretensiosa, o "paçei" fez sucesso entre os aprovados e se tornou símbolo da felicidade. Uma grande felicidade! Uma alegria boba, simples e debochada. Escrever errado quando se "paça" em uma prova muito, mais muito difícil é um exercício lúdico, um extravasamento da pressão por sempre ter de acertar, acertar e acertar. E é tão divertido que até o presidente da OAB na época, Dr.Ophir Cavalcante, entrou na brincadeira:

paçei na OAB

Autorizado pelo presidente da OAB!!

A partir daí a brincadeira pegou e a grande maioria dos aprovados faz questão de escrever errado mesmo!

É um Direito e, claro, uma exclusividade! Afinal, é preciso vencer um percentual de reprovação de 80% para poder escrever errado.

Mas não esperem que todos entendam, afinal, trata-se de uma exclusividade.